Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20122
Title: Inovação e desempenho exportador: uma perspectiva estratégica em uma empresa de alimentos no setor de candies no Rio Grande do Norte
Authors: Cabral, Marco Antonio Leandro
Keywords: Estratégias;Inovação;Desempenho exportador;Candies
Issue Date: 14-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CABRAL, Marco Antonio Leandro. Inovação e desempenho exportador: uma perspectiva estratégica em uma empresa de alimentos no setor de candies no Rio Grande do Norte. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A crescente globalização da economia tem se revelado uma grande oportunidade e um importante desafio para as empresas. Para atingir altos níveis de desempenho nas atividades de negócios internacionais, faz-se necessário adotar estratégias que confiram um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Assim, este trabalhou buscou avaliar o impacto de fatores estratégicos e da inovação sobre o desempenho exportador em uma empresa de alimentos no setor de candies no Rio Grande do Norte, a partir dos fundamentos teóricos e empíricos discutidos pelos estudiosos da área. A pesquisa tem caráter descritivo com métodos qualitativos e quantitativos, quanto ao planejamento da pesquisa optou-se pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, na forma de levantamento apoiado por questionário, e procurou-se testar o modelo e identificar fatores positivamente correlacionados com desempenho nas atividades de exportação da empresa objeto de estudo. As inovações implementadas foram avaliadas, confrontadas com as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa. Através de uma matriz importância desempenho pudemos observar vários fatores e sua importância no caseestudado. Para análise qualitativa utilizamos a matriz importância desempenho, onde pudemos sugerir melhorias nas estratégias adotados pela empresa estudada. Para a análise quantitativa, o uso do survey mostrou a correlação entre os fatores pesquisados através da análise de variância (ANOVA) que é um teste paramétrico usado para verificar se existe uma diferença significativa entre as médias e se os fatores estão influenciando na variável resposta. Dessa forma, esta técnica estatística permite que vários grupos sejam comparados. A análise das estratégias e da iniciativas de inovação na empresa estudada indicam que há uma correlação entre elas e a importância dessa interação para o seu desempenho exportador.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20122
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcoAntonioLeandroCabral_DISSERT.pdf165,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.