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Title: Dinâmicas de reprodução do comércio e os novos papéis urbanos de pequenas cidades norte-rio-grandenses: um olhar a partir das redes associativistas de supermercados
Authors: Pessoa, Jomara Dantas
Advisor: Gomes, Rita de Cássia da Conceição
Keywords: Comércio;Pequenas cidades;Redes associativistas de supermercados
Issue Date: 27-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PESSOA, Jomara Dantas. Dinâmicas de reprodução do comércio e os novos papéis urbanos de pequenas cidades norte-rio-grandenses: um olhar a partir das redes associativistas de supermercados. 2015. 247f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O trabalho ora apresentado busca fazer uma análise da dinâmica sócio-espacial das redes associativistas de supermercados e sua importância na redefinição dos papéis urbanos de pequenas cidades norte-rio-grandenses. O enfoque teórico prioriza o comércio como um elemento constituinte da cidade cuja compreensão, permitiu a apreensão das novas dinâmicas sócio-espaciais de pequenas cidades em face do processo de globalização e que ensejou transformações no âmbito de suas formas comerciais. Outro fator importante na construção do trabalho foi à contextualização das mudanças no sistema de produção capitalista com o advento da produção flexível e das determinações do processo de globalização econômica que propiciaram novas formas de organização do comércio. A análise empírica da pesquisa contempla duas redes associativistas de supermercados, a “Rede 10” e a “Rede Seridó”, que congregam elementos basilares para a compreensão da gênese e evolução desse novo modelo organizacional do comércio em pequenas cidades do Estado, assim como permitiu compreender as principais mudanças ocorridas neste segmento da atividade comercial. Como metodologia utilizou-se levantamento bibliográfico em livros e periódicos, levantamento de dados secundários coletados principalmente junto ao SEBRAE e a ABRAS e ainda foi encaminhada uma pesquisa de campo onde foram realizadas entrevistas junto aos gestores de redes associativistas de supermercados, proprietários de estabelecimentos associados e com os consumidores das redes pesquisadas. Por fim, conclui-se que a formação e expansão das redes associativistas de supermercados no contexto de pequenas cidades potiguares constitui-se essencialmente em uma alternativa de sobrevivência do pequeno comércio tradicional, que partilhando dos princípios associativistas ainda que de forma pouco rígida, conseguem não apenas permanecer no mercado, mas se impor enquanto um novo agente no processo de reprodução do capital. Deste modo, as redes associativistas de supermercados, na busca de novos espaços, em especial no âmbito de pequenas cidades acabam promovendo uma nova dinâmica nestas cidades propiciando diferentes fluxos e interconexões com os diferentes lugares, atribuindo novos conteúdos e papeis urbanos. Ao assumir não somente a condição de lugar do viver, mas também o lugar de reproduzir o capital, as pequenas cidades oferecem a sua população melhores condições de realização de compras, evitando assim os deslocamentos obrigatórios da população para outros centros urbanos com o objetivo de satisfazer as suas necessidades de consumo.
Abstract: The work presented here aims to make an analysis of the socio-spatial dynamics of associative supermarket chains and their importance in redefining the roles of small urban North Rio Grande cities. The theoretical approach gives priority to business as a city constituent whose understanding allows us to seize the new socio-spatial dynamics of small towns in the face of globalization and which caused changes in the scope of its commercial forms. In this sense, we understand that trade, as an essentially urban activity has a very specific characteristic, with respect to its ability to transform the content and meaning of places. Another important factor in the construction work was the context of changes in the capitalist production system with the advent of flexible production and the determinations of the economic globalization process that brought new ways of organizing trade. The empirical analysis of the research includes two associative supermarket chains, the “Rede 10” and the “Rede Seridó”, bringing together basic elements for understanding the genesis and evolution of this new organizational model of trade in small towns of the state, as well as allowed -In understand the main changes in this segment of commercial activity. The methodology we used literature in books and periodicals, collected mainly secondary data collection with the SEBRAE and the ABRAS and was still a field research where interviews were conducted forwarded along to the associative network managers to supermarkets, owners of associated facilities and with consumers of the surveyed networks .Finally, we conclude that the formation and expansion of associative supermarket chains in the context of small cities potiguares is essentially in a survival alternative traditional small traders, that sharing the associative principles albeit somewhat rigidly guided by the training cooperation networks can not only stay in the market , but to impose as a new agent in the capital of the reproduction process. Thus, the associative supermarket chains in the search for new spaces, particularly within small towns end up promoting new momentum in these cities providing different flows and interconnections with different places, giving new content and urban roles. By taking not only the condition of the place of living, but also the place to reproduce the capital, small towns offer their population better able to make purchases, thus avoiding the mandatory population shifts to other urban centers in order to meet their consumption needs.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20166
Appears in Collections:PPGe - Mestrado em Geografia

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