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Título: Mecanismos de transmissão de preços e parcelas de mercado: uma análise sobre as exportações brasileiras de manga
Autor(es): Souza, Severino Félix de
Palavras-chave: Exportação;Transmissão de preços;Parcela de mercado
Data do documento: 18-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Severino Félix de. Mecanismos de transmissão de preços e parcelas de mercado: uma análise sobre as exportações brasileiras de manga. 2015. 86f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: As condições climáticas e ambientais permitiram que o Brasil se tornasse um dos maiores produtores de frutas tropicais do mundo. O Vale do São Francisco, ao longo dos anos, vem se destacando como a principal região produtora de frutas do país, especialmente de manga e de uva. A manga, produzida nessa região, tem alcançado uma boa inserção internacional, principalmente, nos mercados europeu e americano. Entretanto, o preço interno tem absorvido cada vez mais o impacto das oscilações do mercado internacional afetando as expectativas de produção e comercialização dos produtores. O objetivo do estudo é analisar a relação de transmissão dos preços de exportação da manga, com os preços do mercado americano e da União Europeia, no período entre 2003 a 2013. Pretende-se, ainda, analisar os fatores que afetaram as flutuações das exportações da manga brasileira para os principais mercados importadores. Para alcançar os objetivos propostos, empregouse, na metodologia, o modelo vetorial autoregressivo, com a finalidade de se constatar os mecanismos de transmissão de preços e os mecanismos de impactos por meio da função impulso resposta. Utilizou-se, ainda, o modelo Constant Market Share, com o objetivo de se observar a importância dos efeitos competitividade, destino, e crescimento do comércio mundial sobre as mudanças das exportações brasileiras de manga, no período em análise. Os dados utilizados foram obtidos no database do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior - MIDIC e do FAOSTAT (Food and Agriculture Organization of the United Nations). Entre os resultados encontrados, constatou-se, que os preços do mercado interno brasileiro sofrem influência dos preços do mercado americano, e que choques de preços promovidos nesse mercado podem repercutir no crescimento dos preços internos por vários meses. Notou-se ainda, que o efeito competitividade representou a maior parcela do crescimento efetivo das exportações brasileira, ou seja, o país melhorou sua competitividade dentre os demais países exportadores.
Abstract: Climate and environmental conditions allowed Brazil to become one of the largest producers of tropical fruits in the world. The São Francisco Valley, over the years, has emerged as the main fruit-producing region of the country, especially mangos and grapes. The mango, which is produced in this region, has reached a good international position, especially in European and American markets. However, the domestic price has absorbed more and more the impact of fluctuations in the international market expectations affecting the production and marketing of producers. The objective of the study is to analyze the transmission ratio of export prices of the mango, with the American market prices and the European Union in the period from 2003 to 2013. It is intended also to analyze the factors affecting the fluctuations of exports Brazilian mango for the main import markets. To achieve the proposed objectives, we used, in the methodology, the autoregressive vector model, in order to find the price transmission mechanism and the mechanisms of impacts through the impulse response function. We also used, the Constant Market Share model, in order to observe the importance of the effects competitiveness, destination, and growth in world trade on the changes of Brazilian mango exports in the period. The data used were obtained from the database of the Ministry of Development and Foreign Trade - MIDIC and FAOSTAT (Food and Agriculture Organization of the United Nations). Among the results, it was found that the Brazilian domestic prices are influenced by the US market price, and that price shocks promoted this market can impact on the growth of the internal prices for several months. It was noted also that the competitiveness effect accounted for the largest portion of the effective growth of Brazilian exports, in other word, the country has improved its competitiveness among the other exporting countries.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20178
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