Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunez, Isauro Beltran-
dc.contributor.authorVictor, Camila Mayara Bezerra-
dc.date.accessioned2016-05-13T19:35:19Z-
dc.date.available2016-05-13T19:35:19Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.citationVICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447-
dc.description.abstractWhile core competences of the school curriculum, the communicative competence should be worked in all disciplines and area of knowledge. There is a consensus on teaching techniques of natural sciences. That learning sciences, including, chemistry, it involves the development of skills to read, speaking and to write using a scientific language and the specific standards of communication in this area. Therefore, the students must learn to read and understand the texts of the textbooks of chemistry to learn and developing as citizens in the society of the twenty-first century. The research was based in a study with the objective to identify and characterize professional knowledge of undergraduates in chemistry of UFRN to learn the ability to read the texts about textbooks this discipline comprehensively. The study of exploratory nature used as dada collection technique the questionnaire. The answers were treated according to content analysis and descriptive statistics. The fundamental results show theoretical weakness and procedural of chemistry graduates to learn and to help the average school students to read this sympathetically the texts of textbooks of chemistry. This situation draws attention to a new knowledge of the chemistry teaching as a profession. Based on these results, we propose set guidelines based on assimilation theory stages of mental action and concepts P.YA Galperin that can help chemistry teachers in this role.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relationA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de Químicapt_BR
dc.relationA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de químicapt-BR
dc.relation.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52890pt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLeitura compreensivapt_BR
dc.subjectGalperinpt_BR
dc.titleO conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4594545650397978-
dc.contributor.referees1Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito-
dc.contributor.referees2Bormann, Maria Aliete Cavalcante-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727239185925676-
dc.description.resumoEnquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.