Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Katiane Martins Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-05-17T22:00:38Z-
dc.date.available2016-05-17T22:00:38Z-
dc.date.issued2015-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Katiane Martins Barbosa da. Os usos e funções do ensino de História a partir da disciplina “Cultura do RN” (2007 a 2013). 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20488-
dc.description.abstractThis research attempts to problematize the history teaching, regarding its use to "communicate" certain idea of what the Rio Grande do Norte culture and, consequently, how this teaching is being used to build and/or set a local identity. To this end, we will use the institutionalization of the "RN Culture" discipline, perceiving it as a state policy that aims to bring to the attention of school subjects the cultural expressions that are connected to the RN identity. We will analyze the narratives that were selected, organized and produced before the discipline development process in 2007, which modified the Curriculum Structure of Basic Education of the public schools of Rio Grande do Norte, in order to identify and understand conceptions of mobilized culture and possibilities for developments in the history teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject“Cultura do RN”pt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleOs usos e funções do ensino de História a partir da disciplina “Cultura do RN” (2007 a 2013)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8422673621907887-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8893350729538284-
dc.contributor.referees1Oliveira, Itamar Freitas de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102-
dc.contributor.referees2Oliveira, Margarida Maria Dias de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565266295414497-
dc.description.resumoQuais os usos e funções do ensino de História na vida dos sujeitos? A partir disso, como oscurrículos escolares estão sendo pensados? Quais os elementos simbólicos e disputas queestão envolvidas nesse processo? Partindo desses questionamentos, a presente pesquisa buscaproblematizar os usos e funções do ensino de História em relação à construção ou definiçãode uma identidade norte-rio-grandense. Para tanto, utilizaremos a disciplina “Cultura do RN”percebendo-a enquanto uma política de estado que objetiva levar ao conhecimento dosagentes escolares expressões culturais que estão ligadas a uma identidade potiguar. Dessemodo, investigaremos as narrativas que foram selecionadas, organizadas e produzidas diantedo processo de institucionalização da disciplina no ano de 2007 e que modificou a EstruturaCurricular do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatianeMartinsBarbosaDaSilva_DISSERT.pdf20.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.