Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20490
Título: Antro o quê? Problematizando o conhecimento antropológico no contexto de uma audiência pública no Senado Federal
Autor(es): Cortes, Fernanda da Costa
Orientador: Miller, Francisca de Souza
Palavras-chave: Antropologia política;Reconhecimento étnico;Antropologia no estado;Garantia de direitos
Data do documento: 30-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORTES, Fernanda da Costa. Antro o quê? Problematizando o conhecimento antropológico no contexto de uma audiência pública no Senado Federal. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo problematizar o papel do conhecimento antropológico no âmbito do debate realizado em uma audiência pública deflagrada em virtude de uma reportagem publicada pela revista Veja em maio de 2010, denominada "A Farra da Antropologia Oportunista". O objetivo é compreender de que forma a antropologia está sendo percebida no atual cenário brasileiro de investimento em políticas de reconhecimento étnico e inclusão social. Como ela vem atuando? Quais as dificuldades encontradas para a aplicação deste conhecimento frente às demandas reais que lhe diz respeito? O que se constatou como resultado da análise estabelecida neste trabalho foi uma tentativa de invalidação do saber antropológico na medida em que este opera como facilitador na garantia de direitos, especialmente os que dizem respeito ao acesso à terra por minorias étnicas.Por este motivo, também é argumentado a antropologia como ciência e os parâmetros utilizados por ela para estabelecer suas análises.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20490
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProblematizandoConhecimentoAntropológico_Cortes_2015.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.