Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Cleiton Rubens Formiga-
dc.contributor.authorNascimento, Bruno Daniel Alves do-
dc.date.accessioned2016-06-07T20:32:39Z-
dc.date.available2016-06-07T20:32:39Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bruno Daniel Alves do. Performance comparativa entre R437A e R134A paradrop-in em um condicionador de ar automotivo. 2015. 67f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20600-
dc.description.abstractThe reduction in energy consumption is the main requirement to be satisfied in refrigeration and air conditioning by mechanical vapor compression system. In automotive system isn´t different. Thermal analyses in these systems are crucial for a better performance in automotive air conditioner. This work aims to evaluate the conditions of use of R134A refrigerant (used in vehicles) and compare with R437A (alternative refrigerant), varying the speed of the electric fan in the evaporator. All tests were performed in automotive air conditioning unit ATR600, simulating the thermal conditions of the system. The equipment is instrumented for data acquisition temperature, condensation and evaporation pressures and electrical power consumed to determine the coefficient of performance of the cycle. The system was tested under rotations of 800, 1600 and 2400 rpm with constant load of R- 134a. It occurred with the same conditions with R437A. Both recommended by the manufacturer. The results show that the best system performance occurs in the rotation of 800 RPM for both refrigerants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoeficiente de performancept_BR
dc.subjectR134apt_BR
dc.subjectR437apt_BR
dc.subjectRefrigeração automotivapt_BR
dc.titlePerformance comparativa entre R437A e R134A paradrop-in em um condicionador de ar automotivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4451240815773487-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8673332414572221-
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Francisco de Assis Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1ID20300190468pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043538628554844-
dc.contributor.referees1Fontes, Lúcio Ângelo de Oliveira-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626062514308083-
dc.contributor.referees2Souza Júnior, Caubi Ferreira de-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5346630547885521-
dc.description.resumoA redução no consumo de energia é o principal requisito a ser satisfeito em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar por compressão mecânica de vapor. Em sistemas automotivos essa realidade não é diferente. A análise térmica nesses sistemas é de fundamental importância para um bom desempenho do ar-condicionado veicular. Este trabalho tem o objetivo de avaliar as condições de utilização do gás refrigerante R134a (utilizado em veículos automotivos), variando a velocidade no eletroventilador do evaporador, comparando a performance do mesmo com o gás R437a, submetido as mesmas condições. Todos os testes foram realizados na unidade de climatização automotiva ATR600, que simula as condições térmicas do sistema e do habitáculo do veículo. O equipamento está instrumentado para aquisição dos dados de temperatura, pressões de alta e baixa e potência elétrica consumida, para determinação do coeficiente de performance do ciclo. O sistema foi ensaiado nas rotações de 800, 1600 e 2400 RPM com carga constante de R134a / R437a, recomendada pelo fabricante. Os resultados mostram que a melhor performance do sistema ocorre na rotação de 800 RPM para ambos os refrigerantes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunoDanielAlvesDoNascimento_DISSERT.pdf2.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.