Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20606
Title: Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
Other Titles: Strategic analysis of private higher education institutions in the city of Natal
Authors: Santos, Daiane Alves dos
Keywords: Instituições de Ensino Superior Privadas;Dimensões de qualidade;Análise de importância versus desempenho
Issue Date: 27-Oct-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Daiane Alves dos. Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: As Instituições de Ensino Superior Privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas, as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, para atender aos seus principais clientes, os alunos, no que se refere às suas expectativas quanto à qualidade da IES. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as instituições de ensino superior privadas da cidade do Natal/RN, quanto às estratégias adotadas para permanecerem no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes. Para conduzir esta pesquisa, desenvolveu-se em duas IES privadas da cidade do Natal, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário para ser aplicado nos discentes, sendo direcionado aos alunos do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Esse instrumento de pesquisa aborda aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, caracteriza as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, especifica os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, descreve o ambiente das IES; (4) serviços, avalia os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, relaciona os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com o uso da ferramenta Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A primeira etapa dos resultados caracteriza a análise descritiva da amostra geral e por IES e curso, além de uma construir a análise univariada das IES e a análise bivariada que apresenta a correlação dos fatores por meio do coeficiente de Spearman. Os resultados da análise foram utilizados para compor a matriz de importância versus desempenho e também comparar com os índices do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Por fim, essas comparações possibilitaram a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade das IES e o nível de desempenho das instituições no desenvolvimento de cada um dos atributos das dimensões de qualidade.
Abstract: Private Higher Education Institutions are embedded in a market where competitiveness is a key factor. To remain competitive, HEIs needs to have proactive and innovative strategies, especially to understand their main customers, students, with regard to their expectations about the quality of HEI. This study is to evaluate the overall private institutions of higher education in the city of Natal / RN, as the strategies adopted to remain on the market , based on the perceived quality of students. For conduct this research, it has developed two private institutions in the city of Natal, through the application using exploratory research to guide the survey for data collection with questionnaire to apply the overview with students, being directed to senior students courses in Bussiness, Accounting and Law. This research tool addresses aspects relevant to map the dimensions: (1) teaching, perspectives related to methods and teaching tools; ( 2 ) teachers, specifies the quality attributes related to teachers; (3 ) Infrastructure, describes the environment of the HEI; ( 4 ) services , evaluates the quality processes that attach to the HEI; and ( 5 ) intangible relates aspects with student satisfaction. The results were analyzed using descriptive statistical techniques using the Statistical Package Tool for Social Sciences (SPSS). The first stage of results characterizes the descriptive analysis of the overall sample and by HEI and course, plus a build univariate analysis of the HEI and also bivariate analysis shows that correlation of the factors through Spearman correlation coefficient. The results were used to compose a matrix of importance versus performance that compare with the contents of the Ministry of Education and Culture (MEC). Finally, these comparisons allowed identification of the most important factors for the quality of the HEI and the level of performance from institutions in the development of each attributes of quality dimensions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20606
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.