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dc.contributor.advisorDorea, Carlos Eduardo Trabuco-
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Alves de-
dc.date.accessioned2016-06-15T23:24:57Z-
dc.date.available2016-06-15T23:24:57Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tiago Alves de. Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas. 2015. 50f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20714-
dc.description.abstractIn control loops valve stiction is a very common problem. Generally, it is one of main causes of poor performance of industrial systems. Its most commonly observed effect is oscillation in the process variables. To circumvent the undesirable effects, friction compensators have been proposed in order to reduce the variability in the output. This work analyzes the friction compensation in pneumatic control valves by using feedback linearization technique. The valve model includes both dead zone and jump. Simulations show that the use of this more complete model results in controllers with superior performance. The method is also compared through simulations with the method known as Constant Reinforcement (CR), widely used in this problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgarramentopt_BR
dc.subjectVálvulas de controlept_BR
dc.subjectCompensação de atritopt_BR
dc.subjectLinearização por realimentaçãopt_BR
dc.subjectReforço constantept_BR
dc.titleUma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8624010204964992-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0143490577842914-
dc.contributor.referees1Araújo, Fábio Meneghetti Ugulino de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5473196176458886-
dc.contributor.referees2Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987212907837941-
dc.contributor.referees3Moreira, Vicente Delgado-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549279470957332-
dc.description.resumoAgarramento em válvulas é um problema muito comum em malhas de controle e geralmente é a principal causa do mau desempenho de sistemas industriais. Os efeitos desta não linearidade mais comumente observados são oscilações nas variáveis de processo. Para contornar os efeitos indesejáveis, compensadores de atrito têm sido propostos, com o objetivo de reduzir a variabilidade na saída. Neste trabalho é analisada a compensação do atrito em válvulas de controle pneumáticas por meio de uma técnica de linearização por realimentação. O modelo da válvula utilizado inclui tanto zona morta quanto salto. Resultados de simulação mostram que o uso desse modelo mais completo resulta em controladores com desempenho superior. O método é também comparado por meio de simulações com o método conhecido como Reforço Constante (CR), bastante utilizado neste problema.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃOpt_BR
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