Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20979
Título: Sugestões performáticas do bilhete de um jogral para viola sozinha e das três peças para viola e piano de César Guerra-Peixe
Autor(es): Santos, José Carlos dos
Orientador: Oliveira, André Luiz Muniz
Palavras-chave: César Guerra-Peixe;Interpretação;Regionalismo musical pernambucano;Viola de Arco
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, José Carlos dos. Sugestões performáticas do bilhete de um jogral para viola sozinha e das três peças para viola e piano de César Guerra-Peixe. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo interpretativo da obra para viola e piano intitulada Três Peças, e da obra para viola solo intitulada Bilhete de um Jogral, do compositor brasileiro César Guerra Peixe. Esse estudo será dividido em três partes: A primeira trará um breve histórico sobre o compositor com enfoque em sua passagem por Pernambuco no final da década de 1940 e início da década de 1950; a segunda mostrará a utilização de elementos do regionalismo musical pernambucano utilizados pelo compositor nas peças citadas; a terceira apresentará um conjunto de sugestões interpretativas fundamentadas: na análise dos elementos musicais regionais identificados nessas obras; nos rudimentos técnicos utilizados na escrita para viola alusivos as arcadas, dinâmicas, dedilhados, articulações, fraseados; e nas experiências vivenciadas pelo autor desta pesquisa como intérprete dessas obras.
Abstract: This work is aimed at providing an interpretive study of the work for viola and piano titled Three Pieces, and work for solo viola titled Ticket of a Jogral, by Brazilian composer César Guerra Peixe. This study will be divided into three parts: The first will bring a brief history of the composer focusing on his visit to Pernambuco in the late 1940s and early 1950s; the second shows the use of Pernambuco musical regionalism elements used by the composer in the aforementioned documents; the third will present a set of interpretive suggestions based: the analysis of regional musical elements identified in these works; the technical rudiments used in writing for viola depicting the arcades, dynamics, fingerings, articulations, phrasing; and the experiences lived by the author of this research as an interpreter of these works.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20979
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseCarlosDosSantos_DISSERT.pdf7,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.