Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21068
Title: Contradições e disputas no “Terceiro Setor”: uma análise das organizações sociais que atuam no bairro de Felipe Camarão, Natal/RN
Authors: Paiva, Larissa Nunes
Keywords: Terceiro Setor;Sociedade Civil;ONGs;Responsabilidade social
Issue Date: 29-May-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAIVA, Larissa Nunes. Contradições e disputas no “Terceiro Setor”: uma análise das organizações sociais que atuam no bairro de Felipe Camarão, Natal/RN. 2015. 185f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Contemporaneamente verifica-se que a relação entre Estado e sociedade civil vem sendo modificada pelos padrões do neoliberalismo que disseminam a ideologia da responsabilidade social e, consequentemente a expansão do Terceiro Setor. Assim, partir da década de 1980 as Organizações Não Governamentais surgem no Brasil, alcançando um papel de destaque na sociedade, conforme a realização de suas atividades e projetos. Anteriormente existiam organizações, mas passaram a ser reconhecidas como ONGs nesse contexto. Foi assim que quantitativamente as organizações que se estruturavam em todo o país e suas ações tornaram-se mais relevantes. O surgimento das ONGs no Brasil está associado com a lógica liberal e neoliberal que transfere para a sociedade a tarefa de cuidar dos pobres incapazes e dos excluídos, essa ideologia tenta minimizar as carências sociais realizando apenas mudanças nos locais em que as obras do governo não chegam. Esta pesquisa objetiva compreender através da análise de entrevistas e do estudo de caso, como o Terceiro Setor vem influenciando a população do bairro de Felipe Camarão, Natal/RN. O principal intuito desta pesquisa é continuar o estudo e ampliar as reflexões sobre as contradições e disputas existentes entre as organizações sociais do Terceiro Setor que atuam no local, realizando a abordagem ampla de uma associação, uma fundação e uma ONG que atuam no bairro, analisando se existe ou não uma articulação entre as organizações pesquisadas.
Abstract: Contemporáneamente, parece que la relación entre el Estado y la sociedad civil ha sido modificada por los patrones de neoliberalismo que se propagan a la ideología de la responsabilidad social y, por lo tanto, la expansión del “Tercer Sector”. Así, desde la década de 1980 las Organizaciones No Gubernamentales surgen en Brasil, alcanzando un papel importante en la sociedad, como la realización de sus actividades y proyectos. Anteriormente había organizaciones, pero ahora reconocidas como ONG en este contexto. Así es como cuantitativamente se estructuraron las organizaciones de todo el país y sus acciones se vuelven más relevantes. El surgimiento de las ONG en Brasil se asocia con la lógica liberal y neoliberal que transfiere a la empresa la tarea de cuidar a los incapaces pobres y excluidos. Esta ideología trata de minimizar las necesidades sociales donde las obras del gobierno no son suficientes. Esta investigación tiene como objetivo comprender a través del análisis de entrevistas y estudio de caso como el “Tercer Sector” ha influido en la población de Felipe Camarão, Natal/RN. El objetivo principal de esta investigación es continuar el estudio y ampliar las reflexiones sobre las contradicciones y los conflictos existentes entre las organizaciones del “Tercer Sector” que trabajan en el lugar, teniendo como selección una asociación, una fundación y una ONG que trabaja en el barrio, analizar si hay o no una articulación entre las organizaciones investigadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21068
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContradicoesDisputasTerceiroSetor_Paiva_2015.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.