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Título: Turismo e patrimônio cultural: processo de tombamento e estratégias de utilização turística do Centro Histórico de Natal/RN
Autor(es): Melo, Maria Augusta Wanderley Seabra de
Orientador: Alves, Maria Lucia Bastos
Palavras-chave: Patrimônio cultural;Turismo cultural;Centro histórico de Natal
Data do documento: 9-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, Maria Augusta Wanderley Seabra de. Turismo e patrimônio cultural: processo de tombamento e estratégias de utilização turística do Centro Histórico de Natal/RN. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: No contexto de uma sociedade globalizada, as relações estabelecidas entre o patrimônio e o turismo se refletem em uma realidade ambígua moldada entre as aspirações de preservação e os interesses por benefícios econômicos. Por um lado, as cidades como principais detentoras e geradoras de ofertas culturais precisam contemplar seu patrimônio como um eixo de desenvolvimento, encontrando na promoção turística voltada para a cultura uma estratégia para suportar os altos custos de recuperação e manutenção de seus centro históricos e suas expressões culturais. Por outro, soma-se as novas exigências da demanda, fazendo com que os projetos turísticos se voltem para o fator cultural na formação de seus produtos, o que permite aos municípios atrair o crescente segmento do turismo cultural. Nesta perspectiva, este estudo se desenvolve em um recorte transversal focado na análise do Centro Histórico de Natal/RN, com o objetivo de compreender como este patrimônio cultural tombado tem sido utilizado pela gestão municipal para fins turísticos. Pelo entendimento do patrimônio como uma referência à identidade e à memoria, bem como símbolo cultural da sociedade natalense, caracterizado como um elemento rodeado por situações complexas e estritamente particulares, identificou-se a necessidade de uma abordagem qualitativa para sua profunda compreensão. O estudo aprofundado do caso se desenvolveu em duas etapas, primeiramente a realização de pesquisas bibliográfica e documental; e, posteriormente, a interpretação dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores públicos municipais e moradores locais. Os resultados da pesquisa apontam que os representantes oficiais do patrimônio estão preocupados com a preservação da dimensão material do patrimônio arquitetônico da cidade, entretanto, ainda não conseguem atingir e sensibilizar a população local, que parece estar à parte de um processo que deveria ser democrático e fortalecer o sentimento de pertencimento destes habitantes. Finalmente, indica-se uma ausência de estratégias de revitalização por parte da atual gestão pública municipal para o Centro Histórico de Natal, revelando um discurso revestido por uma interpretação positivista da atividade turística, que trata a utilização dos bens patrimoniais pelo viés do empirismo mercadológico.
Abstract: In a globalized society, the relations between heritage and tourism are reflected in an ambiguous reality, shaped between the interests of preservation and the aspirations for economic benefits. On the one hand, the cities as a main generating cultural offerings needs to contemplate its heritage as a development axis, finding in the cultural tourism promotion a strategy to support the high cost of recovery and maintenance of its historical center and its expressions cultural. On the other, adds to the new requirements of demand, causing the tourism projects to turn to the cultural factor in the formation of their products, which allows municipalities to attract the growing cultural tourism segment. In this perspective, this study develops into a focused cross-cut in the analysis of Natal’s Historical City Center, in order to understand how this cultural heritage fallen has been used by the municipal administration for tourism. By understanding the heritage as a reference to identity and memory, as well as a cultural symbol of Natal society, characterized as an element surrounded by complex and strictly private situations, it identified the need for a qualitative approach to his deep understanding. The in-depth case study developed in two stages, first the realization of bibliographical and documentary research; and thereafter the interpretation of data collected through semi-structured interviews with municipal administrators and local residents. The survey results show that the official representatives of heritage are concerned about the preservation of the material dimension of the architectural heritage of the city, however, still can not reach and sensitize the local population, which seems to be part of a process that should be democratic and strengthening the sense of belonging of these people. Finally, it indicates an absence of revitalization strategies by the current municipal public administration for Natal’s Historical City Center, revealing a speech covered by a positivist interpretation of tourism, which deals with the use of assets by the scope of the marketing empiricism.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21108
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