Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21167
Título: Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
Título(s) alternativo(s): A proposal of indicators for monitoring students in collaborative software development projects with focus on soft skills development
Autor(es): Melo, Leandro de Almeida
Orientador: Figueira Filho, Fernando Marques
Palavras-chave: Desenvolvimento colaborativo de software;Trabalho em equipe;Habilidades transversais;Ensino de ciência da computação e engenharia de software;Desenvolvimento de software;Projetos colaborativos de estudantes
Data do documento: 22-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, Leandro de Almeida. Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais. 2016. 111f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.
Abstract: Soft skills and teamwork practices were identi ed as the main de ciencies of recent graduates in computer courses. This issue led to a realization of a qualitative research aimed at investigating the challenges faced by professors of those courses in conducting, monitoring and assessing collaborative software development projects. Di erent challenges were reported by teachers, including di culties in the assessment of students both in the collective and individual levels. In this context, a quantitative research was conducted with the aim to map soft skill of students to a set of indicators that can be extracted from software repositories using data mining techniques. These indicators are aimed at measuring soft skills, such as teamwork, leadership, problem solving and the pace of communication. Then, a peer assessment approach was applied in a collaborative software development course of the software engineering major at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This research presents a correlation study between the students' soft skills scores and indicators based on mining software repositories. This study contributes: (i) in the presentation of professors' perception of the di culties and opportunities for improving management and monitoring practices in collaborative software development projects; (ii) in investigating relationships between soft skills and activities performed by students using software repositories; (iii) in encouraging the development of soft skills and the use of software repositories among software engineering students; (iv) in contributing to the state of the art of three important areas of software engineering, namely software engineering education, educational data mining and human aspects of software engineering.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21167
Aparece nas coleções:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.