Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, José Sávio Oliveira de-
dc.contributor.authorSilva, Ildisnei Medeiros da-
dc.date.accessioned2016-08-23T22:27:25Z-
dc.date.available2016-08-23T22:27:25Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233-
dc.description.abstractThis work aims, from the exchange and dialogue with the agents involved in the research process, discuss the ways for planning a Dialogic Teaching Theatre proposed by the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching subproject Theatre UFRN, considering Freire's thought in relation to the dialogue, and the teaching moments (Study of Reality, Knowledge Organization and Application of Knowledge) proposed by the Group of Studies and educational Practices in Movement UFRN. The research develops a joint effort with stakeholders relying on the "dialogical" and "problem-based approach" as mobilizing methodological foundations for the construction of knowledge in both the group PIBID Theatre / UFRN, as the group attended by fellows of this program in Municipal school Professor Laércio Fernandes Monteiro, on Natal-RN. Through a participatory research, a constant movement of action-reflection-action, and making use of some instruments of school ethnography, as participant observation, unstructured interviews, and graphics and textual records, is that it has trodden and built the search this way, experiencing and questioning the experience. Thus, the theoretical framework of this thesis are located on Paulo Freire's work as it relates primarily to the dialogical education, in pedagogical systematization of the Study Group and Educational Practices in Movement (GEPEM / UFRN), and the Research Laboratory of production scenography and scene Technologies (CENOTEC / UFRN), with regard to the construction of an educational process that considers the realities of the subjects in connecting these realities and specific knowledge of the taught area, relationships between specific area and other areas of knowledge, and recognizing the school as a space for dialogue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.titleEnsino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRNpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2592386398280348-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5026604704788382-
dc.contributor.referees1Silva, Carolina Vieira-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194365326893224-
dc.contributor.referees2Porpino, Karenine de Oliveira-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396-
dc.description.resumoO presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASpt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.