Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21244
Título: Sequências de Fibonacci e a Razão Áurea - aplicações no ensino básico
Autor(es): Leopoldino, Karlo Sérgio Medeiros
Orientador: Pereira, Edgar Silva
Palavras-chave: Fibonacci;Número de ouro;Ensino básico;Sequências
Data do documento: 13-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LEOPOLDINO, Karlo Sérgio Medeiros. Sequências de Fibonacci e a Razão Áurea - aplicações no ensino básico. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apresentar um estudo relativo à sequência de Fibonacci, iniciado a partir de um simples problema de reprodução de coelhos e da razão áurea, originada de uma construção geométrica, para aplicações no ensino básico. A ideia principal da dissertação é apresentar registros históricos da ocorrência destes conceitos na natureza e na ciência e suas in- fluências nos meios sociais, culturais e científicos. Apresenta-se ainda a identificação e caracterização das propriedades básicas desses conceitos e de que forma ocorre a ligação entre os mesmos e, principalmente, as consequências intrigantes das mesmas. Mostram-se atividades enfatizando construções geométricas, ligações com outras áreas da matemática, curiosidades relativas a estes conceitos e análise de questões presentes em vestibulares e Enem (Exame nacional do ensino médio), de forma a mostrar a importância destes temas no ensino básico, constituindo-se uma excelente oportunidade de despertar nos alunos novos olhares no campo da ciência e da vida a partir do tema apresentado, bem como promover novas maneiras de pensar a matemática como ciência transformadora da sociedade.
Abstract: This thesis aims to present a study of the Fibonacci sequence, initiated from a simple problem of rabbits breeding and the Golden Ratio, which originated from a geometrical construction, for applications in basic education. The main idea of the thesis is to present historical records of the occurrence of these concepts in nature and science and their influence on social, cultural and scientific environments. Also, it will be presented the identification and the characterization of the basic properties of these concepts and howthe connection between them occurs,and mainly, their intriguing consequences. It is also shown some activities emphasizing geometric constructions, links to other mathematics areas, curiosities related to these concepts and the analysis of questions present in vestibular (SAT-Scholastic Aptitude Test) and Enem(national high school Exam) in order to show the importance of these themes in basic education, constituting an excellent opportunity to awaken the students to new points of view in the field of science and life, from the presented subject and to promote new ways of thinking mathematics as a transformative science of society.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21244
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarloSergioMedeirosLeopoldino_DISSERT.pdf10,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.