Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21312
Título: A consolidação prévia de informação conflitante e não aversiva é necessária para a reconsolidação da memória de esquiva inibitória no hipocampo
Autor(es): Moura, Juliana Cavalcante de
Orientador: Cammarota, Martin Pablo
Palavras-chave: Memória;Reativação;Reconsolidação;Esquiva inibitória
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MOURA, Juliana Cavalcante de. A consolidação prévia de informação conflitante e não aversiva é necessária para a reconsolidação da memória de esquiva inibitória no hipocampo. 2016. 36f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A reativação pode levar as memórias consolidadas a um novo estado de labilidade, tornando-as suscetíveis à incorporação de nova informação através de um processo de reestabilização dependente da expressão gênica e da síntese de novas proteínas conhecido como reconsolidação. A interrupção da reconsolidação usualmente produz amnésia. Contudo, algumas memórias são particularmente resistentes a agentes bloqueadores da reconsolidação, indicando que este processo ocorre somente quando é dada uma série específica de condições. Utilizando ferramentas farmacológicas e comportamentais, neste trabalho demonstramos que a consolidação prévia de informação não aversiva é essencial para a reconsolidação da memória de esquiva inibitória em ratos.
Abstract: Reactivation can render consolidated memories labile again, making them prone to incorporate new information through a gene-expression and protein synthesis dependent restabilization process referred to as reconsolidation. Disruption of reconsolidation usually produces amnesia. However, some memories are particularly resilient to reconsolidation blockers, indicating that this process is not a pervasive quality of memory but happens only when a precise set of conditions occurs. Using pharmacological and behavioral tools we demonstrated that previous consolidation of non-aversive information is essential for aversive memory reconsolidation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21312
Aparece nas coleções:PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaCavalcanteDeMoura_DISSERT.pdf747,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.