Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Allyson Carvalho de-
dc.contributor.authorMaia, Mayara Cristina Mendes-
dc.date.accessioned2016-09-02T23:34:57Z-
dc.date.available2016-09-02T23:34:57Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.citationMAIA, Mayara Cristina Mendes. Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21340-
dc.description.abstractOur research arises from the need to understand the social, and audiovisual production on the female athletes and their possible relationship with the Feminist Theory of Cinema. After conducting a survey of Brazilian works that address the theme of Brazilian female athlete by access Brazilian film libraries and the Internet, defined as a general goal of our work is to analyze the Brazilian cinematographic work "Mulheres Olímpicas", establishing their possible relationships with feminist theory cinema. We build a contextual analysis of the work through Gumbrecht studies. Our analysis of data sheets were organized in two stages. The first time was composed of objects and the conditions of the aesthetic experience of the film discussed from the filmic text elements. The second time, governed by the content and effects of the aesthetic experience, was divided into the categories that emerge from the Bardin content analysis, namely: sex inequality; devaluation of the athlete; political struggles and space conquests; different Brazilian women; objects and symbolic brands and; ignorance of the history of Brazilian Olympic sport. In studying the categories, we conclude that the documentary not only has relations with the Theory Feminist Cinema, as portrayed by images of women Brazilian athletes who have long been overshadowed by its media visibility and that tax the emergence of this theory, make more generous looks to problematize the social spaces occupied by women predominate in the work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTeoria feminista do cinemapt_BR
dc.subjectMulher atletapt_BR
dc.subjectMulheres olímpicaspt_BR
dc.subjectDiferentes mulheres do cinemapt_BR
dc.titleMulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinemapt_BR
dc.title.alternativeMulheres olímpicas: brazilian cine, women athletes and feminis film theorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7092949726794803-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696-
dc.contributor.referees1Silva, Josimey Costa da-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452-
dc.contributor.referees2Goellner, Silvana Vilodre-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260335592246715-
dc.description.resumoAcreditamos que as recorrentes mudanças do cinema clássico, abrindo espaço no cinema para o pensamento feminista, tem chegado ao Brasil de diferentes formas e com diversas temáticas fortemente dentro do cinema independente. Neste sentido, nossa pesquisa surge da necessidade de compreender as transformações sociais e na produção audiovisual sobre a mulher atleta e suas possíveis relações com a Teoria Feminista do Cinema. Deste modo, nosso objetivo de trabalho foi analisar a obra cinematográfica brasileira “Mulheres Olímpicas”, estabelecendo suas possíveis relações com a teoria feminista do cinema. Realizamos uma análise contextual da obra através dos estudos de Gumbrecht. Nossas fichas técnicas de análise foram organizadas em dois momentos. O primeiro momento é composto pelos objetos e pelas condições da experiência estética do filme debatidos a partir dos elementos do texto fílmico. O segundo momento, regido pelos conteúdos e efeitos da experiência estética, está dividido nas categorias que surgem partir da análise de conteúdo de Bardin, a saber: desigualdade de sexo; desvalorização da atleta; lutas políticas e conquistas de espaço; diferentes mulheres brasileiras; objetos e marcas simbólicos e; desconhecimento da história do esporte olímpico brasileiro. Ao estudarmos as categorias, concluímos que o documentário não só apresenta relações com a Teoria Feminista do Cinema, como retrata imagens de mulheres brasileiras atletas que há muito tempo foram ofuscadas em sua visibilidade midiática e que, tributária a emergência dessa teoria, ganham olhares mais generosos à problematização dos espaços sociais ocupados pela mulher que predominam na obra.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.