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Title: Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas
Authors: Silva, Francisca Waldenira Barbosa
Advisor: Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
Keywords: Contínuo de fala e escrita;Gênero textual;Lenda;Retextualização
Issue Date: 20-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Francisca Waldenira Barbosa. Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.
Abstract: This study aims to analyze the contributions of a theoretical and methodological intervention guided the inter-relationship speaking and writing in textual genres to solve a style interposition problem in textual productions that aims to advance a nearby discursive conception of speech for closer writing language form. To carry out this intervention study, applied a reading and writing project of legend genre through textual sequences that contemplates discursive, compositional and linguistic aspects, based on the operations of retextualization proposed by Marcuschi (2010) and his conception of text genres starting from continuous speeching and writing, for the treatment of problematcs presented. After the implementation of the presenting intervention with students of the 6th year of elementary public school, the corpus for analysis, divided into two categories: the first concerns about the selection of 22 essays produced in the first version, and the second refers the choice of 22 retextualizated essays in the final version, after the intervention with the aspects raised in the project. Through comparative data analysis, it was observed a significant advance of the final version to the first with regard to adequacy of the prototypical narrative sequence of the genre chosen, from Adam (2011) study, in reasoning of the accosted operations above, particularly the 8th operation on the reorganization of the topics of the texts in order to suit the text production gender and discursive situation related to the public sphere of communication by producing a book for circulation in the school library, determined by the project. For this reason, it is pointed out textual production that consider the relationship speaking and writing taking into account the perspective of inter-relationships between speech and writing defended by Marcuschi (2010), as well the retextualization operations as means to understand this relation and contribute to the development of skills needed for the adequacy of the genre to the communicative situation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21366
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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