Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21399
Title: Lindembergue Cardoso: identificando e ressignificando procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80
Authors: Silva, Alexandre Reche e
Advisor: Lima, Paulo Costa
Keywords: Composição (Música);Cardoso, Lindembergue, 1939-1989;Compositores - Brasil;Música - Análise, apreciação
Issue Date: Aug-2002
Citation: SILVA, Alexandre Reche e. Lindembergue Cardoso: Identificando e ressignificando procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80. Salvador, BA, 2002. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia.
Portuguese Abstract: Este trabalho identifica e compara procedimentos composicionais em seis obras da década de 80 e Lindembergue Cardoso, ressignificando esses procedimentos em uma composição para orquestra intitulada Visões do Verbo. O trabalho analítico sobre sua obra permitiu apresentar de forma sistemática lógicas de conduta e o cultivo de problematizações, fornecendo uma argumentação em prol da imagem de um compositor preocupado com o nível do planejamento e do detalhe, envolvendo diálogos entre práticas seriais, referências tonais e planejamento rítmico. Ao mesmo tempo, buscou-se fundamentar a consistência desses procedimentos como um leque de recursos estratégicos para a prática composicional, dando prosseguimento a minha linha de pesquisa dedicada ao estudo da produção do Grupo de Compositores da Bahia (GCB).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21399
Appears in Collections:EMUFRN - Dissertações e Teses defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alexandre Reche.pdf171,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.