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Title: Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
Authors: Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
Keywords: Livro didático;Língua Portuguesa;Produção de texto;Autoria
Issue Date: 25-Feb-2016
Citation: CUNHA, Erica Poliana Nunes de Souza. Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A ideia já foi inventada. A história já foi contada. As palavras já foram ditas. Na contemporaneidade, tudo, aparentemente, sobre tudo já foi dito, pois nenhum discurso é adâmico. Na era do copiar e colar e em que se tem mais, asseveradamente, embates acerca da ética do não plagiar, discutir o que é produzir enunciados autorais faz-se primordial. Essas inquietações, nesta pesquisa, são levadas para o cronotopo da sala de aula, precisamente para os livros didáticos de Língua Portuguesa, que são vistos como orientadores dos conteúdos e da prática de ensino de Língua Materna (ANTUNES, 2003; BUZEN, 2005; CORACINI, 1999). Diante disso, essa pesquisa visa a analisar como se dá as propostas de escrita do livro didático, a fim de observar a criação de situações/enunciações propícias para a construção de um dizer autoral. Foram selecionadas, para tanto, duas coleções de livros didáticos destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os livros adotados estão entre os mais solicitados nacionalmente e receberam críticas positivas do Programa do Livro Didático (Edital 2012). Para atingir tal objetivo, o estudo realizado baseia-se numa perspectiva qualitativo-interpretativista e de orientação metológica advinda da Linguística Aplicada; a base teórico-metodológica da Análise Dialógica dos Discursos (GERALDI, 2012; FARACO, 2009). A perspectiva teórica advém dos postulados do Círculo de Bakhtin no que concerne às concepções de linguagem dialógica, de enunciado concreto e de autoria. Os dados totais construídos se configuram em duas categorias. A primeira com propostas de produção textual que prezam por uma autoria em perspectiva dialógica, as quais buscam criar situações de escrita que atendem a uma necessidade discursiva, são direcionadas e apontam os aspectos de composição do gênero. A segunda, com propostas em que se encena uma autoria em perspectiva monológica, quando não se especifica o gênero textual ou quando não constroem uma enunciação em que o discente não exercita uma relação volitivo-emocional com tal situação. De modo genérico, as duas coleções apresentam zelo em relação a simular situações de escrita reais, que podem propiciar, assim, a produção, pelos discentes, de enunciados concretos, que valorizam a reescrita e o excedente de visão para o acabamento dos enunciados produzidos.
Abstract: The idea has already been invented. The history has already been told. The words have already been spoken. In contemporary times, all apparently about everything has already been said because no speech is Adamic. In the era of copy and paste, when it has even more conflicts about the ethics of not plagiarizing, discussing about how producing copyright statements becomes essential nowadays. These concerns, on this research, are brought to the “cronotopo” of the classroom, especially for Portuguese textbooks, which are interpreted as a guiding of the content and practice of the native language teaching (Antunes, 2003; Buzen, 2005; Coracini 1999; Suassuna, 2006). Under these circumstances, this research seeks the analysis of how a textbook is writing in order to observe the creation of situations of copyright marks. So, for this purpose, there were selected two collections of textbooks for students of the 1st year of high school. The adopted textbooks are among the most used textbooks in Brazil, and it received positive reviews from the “Programa do Livro Didático (Edital 2012)”. To achieve this goal, the study is based on a qualitative-interpretative perspective and methodological guidance from the Applied Linguistics; the theoretical and methodological basis of Dialogic Analysis of Discourses (Geraldi, 2012; Faraco, 2009). The theoretical perspective comes from the postulates of the Bakhtin Circle in relation to the concepts of dialogic language, from the concrete and authoring outline. The total data constructed during this research were grouped in two categories.The first category contains textual proposals that value an authoring in dialogical perspective, which seeks creating situations of writing that meet a discursive necessity, and it points out the aspects of the gender composition. The second category contains textual proposals that stage an authoring in monological perspective, when you do not specify the genre or you do not build an enunciation in which the student does not exercise one volitional-emotional relationship with such situation. In general terms, the two collections have zeal in relation to simulate actual writing situations, which could provide the production, by students, of concrete statements, valuing the rewriting and the view over to the finishing of the produced statements.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21466
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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