Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morais, Maria Arisnete Câmara de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Nanael Simão de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-20T17:14:41Z | - |
dc.date.available | 2016-12-20T17:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Nanael Simão de. Professoras primárias do Seridó Norte-Rio-Grandense – Maria José do Nascimento, Olívia Pereira e Theodora Valle (1927-1947). 2016. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21490 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the educational practices of teachers Maria José do Nascimento, Olivia Pereira and Theodora Valle, in the region Seridó of Rio Grande do Norte, between the years 1927 to 1947. In this period, these teachers worked in primary educational institutions, as rudimentary schools and school groups. The documentary sources used in this study include: newspaper articles, government messages, laws and decrees, located at the Institute of History and Geography of Rio Grande do Norte, school documents such as record book, book of movable property and book of school events located in rthe school Antonio Batista Group (located in the municipality of Jucurutu/RN) and School Group Senador Guerra (in the municipality of Caicó/RN), as well as testimonials from former students, family and co-workers of these teachers. In the case of a historical character study, based on the perspective of cultural history, it fundamented us in the theorizing of Burke (1992), Certeau (2002), Chartier (1990) and Morais, M. (1996). When researching the educational practices of these primary teachers, we aim to show their contributions to the educational development of seridoenses, especially in the teaching of reading, writing and calculation, given that, as stipulated in Law No. 405 of 29 November 1916, the current primary instruction in schools potiguares in the first decades of the twentieth century should prioritize the teaching of these subjects. We aim also to expose the involvement of these teachers in primary school expansion process for the wilderness of North Rio Grande, even in smaller cities, towns and villages of the Seridó Where these professionals taught. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Seridó | pt_BR |
dc.subject | Professoras primárias | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Professoras primárias do Seridó Norte-Rio-Grandense – Maria José do Nascimento, Olívia Pereira e Theodora Valle (1927-1947) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1 | Stamatto, Maria Inês Sucupira | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Medeiros Neta, Olivia Morais de | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees3 | Machado, Charliton José dos Santos | - |
dc.contributor.referees3ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees4 | Nunes, Maria Lúcia da Silva | - |
dc.contributor.referees4ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas educativas das professoras MariaJosé do Nascimento, Olívia Pereira e Theodora Valle na Região do Seridó norte-rio-grandenseentre os anos 1927 a 1947. Nesse período, estas professoras atuaram em instituições de ensinoprimário como Escolas Rudimentares e Grupos Escolares. As fontes documentais utilizadasem nosso estudo compreendem: artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis eDecretos, localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte,documentos escolares como; Livro de Ata, Livro de Bens Móveis e Livro de EventosEscolares, localizados no Grupo Escolar Antônio Batista (situado no município deJucurutu/RN) e no Grupo Escolar Senador Guerra (situado no município de Caicó/RN), alémde depoimentos de ex-alunos, familiares e colegas de profissão destas professoras. Tratando-se de um estudo de caráter histórico pautado na perspectiva da História Cultural, nosfundamentamos nas teorizações de Burke (1992), Certeau (2002), Chartier (1990) e Morais,M. (1996). Ao pesquisar as práticas educativas dessas professoras primárias, constatamos suascontribuições para a formação educacional dos seridoenses principalmente no ensino daleitura e da escrita. Bem como, suas contribuições para a expansão do ensino primário para osertão potiguar, inclusive nas cidades menores, vilas e povoações seridoenses ondelecionaram essas profissionais. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGED - Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NanaelSimaoDeAraujo_DISSERT.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.