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Title: Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC mulheres mil: um estudo de caso
Authors: Melo Filho, Ari de Araújo Vilar de
Keywords: Implementação;Política de educação profissional;PRONATEC Mulheres Mil
Issue Date: 16-Jun-2016
Citation: MELO FILHO, Ari de Araújo Vilar de. Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC mulheres mil: um estudo de caso. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os investimentos na formação profissional de trabalhadores e estudantes tem sido a grande bandeira da agenda da política de educação profissional do atual governo, onde, entre as diversas ações governamentais, inclui-se o PRONATEC Mulheres Mil, o qual se destaca por se tratar de um programa concebido para proporcionar a qualificação profissional e a ampliação de oportunidades de acesso e de mobilidade no mercado de trabalho para mulheres em situação de risco social. Assim, o presente projeto de pesquisa trata da avaliação da implementação do PRONATEC Mulheres Mil do município de Maxaranguape/RN e tem como objetivo geral avaliar o processo de implementação do programa em questão, à luz do modelo de anatomia do processo geral de implementação e seus subprocessos e sistemas desenvolvido por Draibe (2001). A pesquisa em questão se classifica como um estudo de caso, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, e adotara como procedimentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, questionário fechado e entrevista semiestruturada com os gestores, técnicos e beneficiarias. Para a análise dos dados serão utilizados as técnicas de análise de conteúdo de Bardin e análise documental. Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para a construção do conhecimento com vistas a proposições de correções de processos para o atingimento das metas pré-estabelecidas pelo programa
Abstract: This study evaluated the implementation process of PRONATEC Mulheres Mil offered by the Escola de Saúde of the Federal University of Rio Grande do Norte, using the model developed by Draibe (2001), called the anatomy of the overall implementation process. To achieve the objectives, we carried out a qualitative study of a case study, using documentary research and semi-structured interviews with three groups of subjects belonging to the program and with direct involvement in the implementation of processes: coordinator, while managers, supervisors and advisor, as formulators agents of the courses, and technical, administrative and academic supporters. The results showed that: the implementation strategy was a challenge for the implementers actors due to the lack of experience in the type of the program, where the decision-making process to define the courses are presented subject to government interference; limiting disclosure was characterized by the features of a professional and technological training program focused on gender; the selection of the implementation of the actors with experience to perform their duties contributed to the implementation of the program, which resulted in the absence of formal training; monitoring and internal evaluation, even if not formalized by own instruments, reduce the risk of failure in the implementation of policy and contribute to the improvement of the implementation process when there is socialization of results; centralized management of the budget facilitates the planning and implementation of policy actions, although inconstancy in the decentralization of financial resources by the federal government committed to attendance of beneficiaries, revealing a bottleneck in the program implementation process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21523
Appears in Collections:PPGGP - Mestrado em Gestão Pública

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