Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21596
Title: Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
Other Titles: Teaching methods for the for the skills developmenttourism specialist: one perception teachers in UFRN tourism course
Authors: Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
Keywords: Metodologias de ensino;Competências;Turismo
Issue Date: 31-Aug-2015
Citation: SEIXAS, Eugênia Patrícia de Almeida. Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: As Metodologias de ensino podem ser definidas como elementos básicos de discussão da ação docente, no ato de ensinar e apresentar o conteúdo. Existem metodologias de ensino mais tradicionais com seus princípios mais voltados para decorar e o repetir, como também, metodologias ativas alicerçadas no principio da autonomia, e no desenvolvimento de competências. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos docentes em relação à adoção das metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com 29 docentes do curso, selecionados por meio de uma amostra intencional, adotando-se a abordagem de análise qualitativa. Os resultados do trabalho apontaram que os docentes adotam mais um pluralismo metodológico, onde a escolha dessa metodologia é proveniente do perfil da turma e do conteúdo a ser ministrado em sala. Identificou-se ainda que as metodologias consideradas como sendo as mais apropriadas para a aplicação no curso de turismo, foram as metodologias ativas . Em relação às principais dificuldades e desafios das estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes em sala de aula, evidenciou-se a desmotivação do discente, além da sua falta de compreensão em relação a importância de uma base teórica e de leitura consiste para entender e desenvolver as práticas de turismo, além de permitir a sua aplicação prática, contribuindo assim no desenvolvimento das competências. Por fim, os dados demonstraram que as metodologias de ensino, devem valorizar uma associação entre a teoria e a prática, permitindo uma visão crítica do discente, contribuindo com o desenvolvimento de competências, principalmente com as habilidades necessárias para a atuação do turismólogo.
Abstract: Teaching methodologies can be defined as basic elements of discussion through teaching activities, and the act of teaching and presenting content.There are more traditional teaching methods with its more focused principles to decorate and repeat, but also active methodologies grounded on the principle of autonomy and skill development can be used. The aim of the study is to understand the perceptions of teachers in relation to the adoption of teaching methodologies for the development of the tourism specialist skills in the course of Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte. To achieve this purpose a case study is conducted in an exploratory nature, with the application of a semi-structured interview with 29 teachers in the course. They are selected through an intentional sample, adopting a qualitative analysis approach. Our results showed that the professors adopt more a methodological pluralism, where the choice of this method comes from the class profile and the content to be taught within the classroom.It is also identified that the methodologies considered are the most suitable for the application in the tourism course;the active methodologies. Also, regarding the main difficulties and challenges of pedagogical strategic that was adopted by teachers in the classroom, he presented the motivation of the student, in addition to their lack of understanding in relation the importance of a theoretical base and reading is to understand and develop practices through tourism, in addition to allow its practical application, thereby contributing to the development of skills.Finally, the data showed that the teaching methodologies, should value an association between theory and practice, allowing a critical view of students, contributing to the development of skills, particularly with the skills necessary for the performance of tourism specialist.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21596
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.