Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21677
Title: A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: uma análise a partir de duas experiências de ensino de projeto (UFRN e UFPE)
Authors: Resende, Camila Cavalcanti
Keywords: Concepção estrutural;Ensino de projeto;Relação arquitetura/estrutura
Issue Date: 6-May-2016
Citation: RESENDE, Camila Cavalcanti. A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: uma análise a partir de duas experiências de ensino de projeto (UFRN e UFPE). 2016. 213f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa investiga o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. Considera primeiramente que a definição do tipo de estrutura, forma, locais de sustentação entre outras caraterísticas construtivas do projeto arquitetônico deve partir do profissional que cria a arquitetura. Esses aspectos precisam ser observados desde a fase de estudo preliminar uma vez que o sistema estrutural interfere intensamente na configuração espacial da obra. Do ponto de vista da formação profissional, o distanciamento entre ensino de sistemas estruturais e ensino do projeto traz como consequência a dificuldade de inserção da estrutura na concepção arquitetônica e, ainda, a falta de preparo dos arquitetos para lidarem com a concepção estrutural na sua vida profissional. A busca pela melhoria da didática do ateliê de arquitetura já é um tema recorrente no meio acadêmico, no entanto, ainda é escassa a literatura sobre a concepção estrutural como um elemento atuante no processo de projeto. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar como se dá a concepção estrutural no processo de aprendizagem de projeto arquitetônico, com base na análise de duas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Visa também sugerir melhorias para as propostas metodológicas de ensino nas disciplinas avaliadas, a fim de contribuir para o aprimoramento do ensino de arquitetura tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e domínio da estrutura na formação dos arquitetos. Para tanto, foram feitos levantamentos e análise da bibliografia inerente aos temas da relação entre estrutura e arquitetura e ao ensino/aprendizado do projeto associado ao ensino/aprendizado da estrutura desde as fases iniciais do projeto. Para os casos estudados, foram feitos um breve histórico e o aprofundamento das estruturas curriculares atuais. A análise das disciplinas de cada universidade foi elaborada com base em dados coletados nos questionários aplicados, na observação em sala de aula e na análise de projetos arquitetônicos dos discentes. Por fim, espera-se que os resultados coletados, a discussão e sugestões delineadas no final do trabalho contribuam para a melhoria do ensino nesse campo.
Abstract: This research investigates the teaching/learning of structural design in the process of teaching architectural design. It considers the premise according to which the structure type definition (shape, local support, as well as other features) are defined by the architect. These aspects need to be considered since the initial phases of the project, when preliminary studies are made, because the structural system of building heavily interferes in it’s the spatial configuration. Considering the training of professionals, there is a gap between structural systems education and design learning, which difficulties the consideration of the structure on the architectural design and fails to fully prepare the students, who will need to deal with the structural design in their professional life. Improving the way architecture is taught is already a recurring theme in the academic world. However, few studies explore structure conception as an acting element in the designing process. Therefore, this work aims to identify how the structural design happens in the architectural design learning process, based on the analysis of two architectural disciplines in the programs of Architecture and Urbanism of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the Federal University of Pernambuco (UFPE). It also aims to suggest enhancements to the methodological proposals for education in the analyzed disciplines in order to contribute to the progress of architecture teaching and to the development of aspiring architects’ skills and structural knowledge. First, it presents other studies that deal with the relations between structure and architecture, as well as the way those two are taught and practiced in all stages of design. For each case studied, a brief background was laid, then an in depth analysis of the current curriculum framework was made. The analysis of the discipline in each university was based on data collected by survey, observation in the classroom and student’s projects. Finally, it is expected that the results, discussions and suggestions outlined by the end of this work come to contribute to improve teaching and learning in the field.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21677
Appears in Collections:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcaoEstruturalProcesso_Resende_2016.pdf60,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.