Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21740
Title: Crédito Fomento Mulher: redefinindo a participação da mulher no processo produtivo familiar: um estudo de caso nos projetos de assentamento Mata Verde e Timbó
Authors: D'ávila, Leilianne Duarte Gurgel
Keywords: Agricultura familiar;Mulher;Crédito Fomento Mulher;Empoderamento
Issue Date: 13-Jun-2016
Citation: D'ÁVILA, Leilianne Duarte Gurgel. Crédito Fomento Mulher: redefinindo a participação da mulher no processo produtivo familiar: um estudo de caso nos projetos de assentamento Mata Verde e Timbó. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A presente dissertação analisa a aplicação do crédito fomento mulher às assentadas rurais de dois projetos de assentamento situados no município de Espírito Santo, no Estado do Rio Grande do Norte, analisando de maneira macro a trajetória da política de reforma agrária numa perspectiva de possibilidade de desenvolvimento social materializado nos projetos de assentamento rurais e a evolução das lutas das mulheres por igualdade de direitos. Desta forma, o objetivo da pesquisa é examinar a aplicação do crédito fomento mulher numa perspectiva de empoderamento das mulheres beneficiadas nas dimensões familiar, social, política e de autoestima. Os projetos de assentamento Mata Verde e Timbó foram os únicos assentamentos rurais a serem contemplados com a aplicação do crédito. O estudo é de corte qualitativo analisado sob a teoria feminista, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas a quatorze mulheres beneficiadas visualizando os efeitos da aplicação. Constatou-se a aplicação sob a lógica familiar, onde o gerenciamento e o manejo das atividades produtivos ficou sob a custódia dos homens, desta forma, a mulher não foi considerada como o centro da ação de crédito. Apesar da conquista do direito à ação política realizada pelo Estado, questiona-se o empoderamento econômico como fruto da aplicação do crédito, embora possa se defender o incremento de sua posição na hierarquia familiar e aumento de sua autoestima.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21740
Appears in Collections:PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeilianneDuarteGurgelD'avila_DISSERT.pdf2.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.