Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21742
Título: Disneylandização e cidade criativa: pesquisa etnográfica sobre a festa de Santa‘Ana, em Caicó-RN
Autor(es): Barreto, Wxlley Ragne de Lima
Orientador: Cruz, Fernando Manuel Rocha da
Palavras-chave: Caicó/RN;Cidade criativa;Cidade disneylandizada;Cidade pós-moderna
Data do documento: 29-Mar-2016
Referência: BARRETO, Wxlley Ragne de Lima. Disneylandização e cidade criativa: pesquisa etnográfica sobre a festa de Santa‘Ana, em Caicó-RN. 2016. 134f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: As transformações urbanas ocorridas a partir de 1980 modificaram a dinâmica das cidades. A criatividade passou a ter um papel preponderante no desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar e confrontar os conceitos de cidade criativa e disneylandização, a partir da produção cultural realizada durante a festa de Sant’Ana de Caicó/RN, na região do Seridó Potiguar. Para dar sustentação ao trabalho, tomamos por base teórico-metodológica o conceito de cidade criativa utilizado por Charles Landry e Elsa Vivant, bem como o de Disneylandização proposto por Alan Bryman e Michael Sorkin. A metodologia adotada foi abordagem etnográfica, que privilegia o trabalho de campo por um determinado período, no qual são coletados dados empíricos através da observação e realização de entrevistas, além do diário de campo e fotografias, que ajudam na análise do cotidiano e da cultura do objeto em estudo. Sendo assim, a abordagem metodológica utilizada no trabalho é qualitativa. Por último, partimos das premissas que, tanto a cidade criativa quando a cidade Disneylandizada se desenvolvem a partir de referências ao simbólico, à criatividade, à tematização, ao trabalho performático, ao consumo híbrido, ao merchandising e ao controle e segurança, mesmo que essas dimensões sejam mais expressivas numas do que em outras. Desta forma, conclui-se que Caicó é uma cidade criativa, podendo ser observado nos espaços públicos seu potencial criativo através da promoção dos eventos socioculturais, do planejamento público ao incorporar a cultura como aspecto importante no apoio e promoção dos criativos e na organização dos espaços públicos, criando um ambiente propício para as relações e experiências que facilitam o desenvolvimento cultural, que não perdura apenas no período da Festa de Sant’Ana, mas que permanece durante todo o ano. Entretanto, mesmo que Caicó não seja uma Cidade Disneylandizada nesse período festivo, podemos considera o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana como um espaço permanente da Disneylandização. Por fim, ainda assim, verifica-se que a dimensão de interligação entre Cidade Criativa e Cidade Disneylandizada, está na tematização dos espaços públicos, a qual está incorporada na cultura e na criatividade promovida na cidade de Caicó-RN, durante a Festa da padroeira.
Abstract: The urban transformations occurred from 1980 has changed the dynamics of cities. Creativity became to have a leading role in the economic, social and cultural development. In this sense, the research aims to analyze and compare the creative city concepts and disneylandization from the cultural production during the festival of St. Anne of Caicó/RN, in the Potiguar Seridó region. In order to give support to work, we take a theoretical and methodological basis of the concept of creative city used by Charles Landry and Elsa Vivante, as well as the disneylandization proposed by Alan Bryman and Michael Sorkin. The methodology used was ethnographic approach that focuses on particular field of work for a period, in which are collected empirical data through observation and interviews, in addition to the field diary and photographs that help in everyday analysis and object culture study. Thus, the methodological approach used in the study is qualitative. Finally, we take the premises that both the creative city when Disneylandized city are developing from references to symbolic, creativity, thematization, the performatic work, hybrid consumption, merchandising and control and safety, even if those dimensions are more significant in some than in others. Thus, is concluded that, Caicó is a creative city and can be observed in public spaces their creative potential through the promotion of socio-cultural events, public planning to incorporate culture as an important aspect in supporting and promoting the creative and organizing public spaces, creating an environment conducive to relationships and experiences that facilitate cultural development, that will not last only for the period of Sant'Anna Festival, but that remains all year round. However, even though Caicó is not a Disneylandized City this festive period, we can consider the Tourist Complex St. Anne Island as a permanent space of Disneylandization. Finally, nevertheless, there is the dimension of interconnection between Creative City and Disneylandized City, is the thematization of public spaces, which is embedded in culture and creativity promoted in the city of Caicó-RN, during the patron saint of the festival.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21742
Aparece nas coleções:PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WxlleyRagneDeLimaBarreto_DISSERT.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.