Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21745
Title: Validade taxonômica do cascudinho Parotocinclus cearensis Garavello, 1977 (Siluriformes: Loricariidae), Nordeste do Brasil
Authors: Barros Neto, Luciano de Freitas
Advisor: Lima, Sérgio Maia Queiroz
Keywords: Taxonomia;Peixes da caatinga;Nordeste Médio Oriental;Rios temporários;Biogeografia;Parotocinclus spilosoma
Issue Date: 29-Mar-2016
Citation: BARROS NETO, Luciano de Freitas. Validade taxonômica do cascudinho Parotocinclus cearensis Garavello, 1977 (Siluriformes: Loricariidae), Nordeste do Brasil. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Sistemática e Evolução) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O gênero Parotocinclus compreende 29 espécies nominais válidas de pequenos cascudoshipoptopomatíneos amplamente distribuídos na região neotropical cisandina. Embora asubfamília Hypoptopomatinae seja monofilética, o gênero foi reconhecido como umaassembleia polifilética. Na região Nordeste do Brasil, que abrange quatro ecorregiõeshidrográficas distintas, Parotocinclus apresenta uma alta riqueza de espécies, representadopor doze espécies descritas até o momento, geralmente com distribuição geográfica restrita.Dentre essas, P. cearensis, da bacia do rio Acaraú no oeste do Estado do Ceará, foi descrita apartir do desmembramento da série-tipo de P. spilosoma, da bacia do rio Paraíba do Norte, noEstado da Paraíba, tendo surgido algumas controvérsias a respeito da validade da primeira.Em levantamentos ictiológicos recentes em diversas bacias das ecorregiões do NordesteMédio-Oriental e do São Francisco foram coletados alguns espécimes de Parotocinclussemelhantes à P. cearensis, o que sugere que essa espécie possua uma ampla distribuição noNordeste do Brasil, ou que se trata de um complexo de espécies. Para resolver essas incertezastaxonômicas foram feitas análises morfológicas e moleculares, que confirmaram a validade deP. cearensis e identificaram a presença de possíveis novas espécies relacionadas. Assim, éfornecida uma redescrição de P. cearensis e P. spilosoma, e identificada a co-ocorrência delinhagens em algumas bacias hidrográficas, sugerindo um contato secundário.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21745
Appears in Collections:PPGSE - Mestrado em Sistemática e Evolução

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LucianoDeFreitasBarrosNeto_DISSERT.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.