Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21767
Title: Sistema inteligente de controle e monitoramento de ambiente de laboratórios de análises químicas
Authors: Silva, Artejose Revoredo da
Advisor: Xavier Júnior, João Carlos
Keywords: Rede de sensores;Microcontrolador arduino;Controle inteligente de ambientes;Técnicas de aprendizado de máquina;Medidas para validação de agrupamentos
Issue Date: 20-Jul-2016
Citation: SILVA, Artejose Revoredo da. Sistema inteligente de controle e monitoramento de ambiente de laboratórios de análises químicas. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os laboratórios de análises químicas, por se constituírem em um conjunto de testes e procedimentos, usando produtos e equipamentos específicos para tratar dos resultados nas amostras que são testadas, estão sempre sujeitos aos fatores inerentes ao ambiente. Devido a esse fato, controlar fatores como a temperatura e a umidade relativa do ar é tarefa primordial, para que os processos desenvolvidos dentro de tais ambientes (laboratórios de análises químicas) possam ser repetidos dentro dos parâmetros exigidos. Buscando propor mecanismos de controle para ambientes, mais especificamente para laboratórios de análises químicas, neste trabalho, apresentamos um sistema baseado em rede de sensores e reconhecimento de padrões para controle inteligente de ambientes. Nosso protótipo utiliza os próprios dados gerados pelos sensores distribuídos pelo ambiente, para identificar um padrão de comportamente. Através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, identificam-se as classes contidas nos dados (agrupamento), treina-se e testa-se o sistema (algoritmos de classificação), para que o mesmo consiga generalizar o que foi aprendido. Por último, criam-se regras de controle associadas as classes previamente identificadas, para controlar os aparelhos de ar condicionado, tanto o principal quanto o reserva, e mais o desumificador. Dessa forma, o protótipo mantém temperatura e umidade estaveis de forma inteligente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21767
Appears in Collections:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtejoseRevoredoDaSilva_DISSERT_unprotected.pdf14,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.