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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21768
Título: | Seleção de docentes em instituições federais de ensino superior: um estudo sobre o papel das comissoes de ética |
Autor(es): | Gomes, Bruma Soriano Ilarraz |
Orientador: | Goes, Ricardo Tinoco de |
Palavras-chave: | Ética nas organizações;Comissão de ética;Concurso público |
Data do documento: | 21-Ago-2015 |
Referência: | GOMES, Bruma Soriano Ilarraz. Seleção de docentes em instituições federais de ensino superior: um estudo sobre o papel das comissoes de ética. 2015. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo propor mecanismos a serem adotados na Comissão de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de minimizar condutas antiéticas nos concursos públicos para docentes estabelecendo um entendimento pragmático da dinâmica desta comissão no papel de guardiã e promotora da reputação ética nesta universidade. O foco nas seleções de docentes decorreu do fato de demonstrarem-se suscetíveis a desvios éticos e sofrerem interferência direta da moral individual dos responsáveis pelas etapas de elaboração e execução do processo seletivo. Este estudo encontra-se pautado na legislação pertinente em vigor, relativa ao que se estabelece tanto no Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal, quanto no que se refere às seleções públicas e no exame das ocorrências de infrações éticas nos concursos para docentes na UFRN, registradas na Comissão de Ética desta universidade desde sua implantação em 2008 até o ano de 2014 como instrumentos para aferir quais ações a Comissão de Ética deve empregar para aprimorar a gestão sobre o impacto de posicionamentos morais e éticos e sua importância quanto à outorga da imagem ética da instituição perante a sociedade. Após esta etapa, realizou-se entrevista com servidores da Coordenadoria de Concursos da UFRN, com o objetivo de compreender a dinâmica atual e quais os mecanismos empregados pelo setor para orientar os servidores envolvidos na organização dos certames, estabelecendo uma referência de dispositivos administrativos atualmente empregados para regrar as etapas dos concursos e assegurar sua transparência. Por fim, este trabalho contribui para o planejamento de ações cujo impacto ao serem adotadas reflita-se diretamente na construção de um ambiente mais ético na UFRN. |
Abstract: | This work has the goal of proposing mechanisms to be adopted by the Ethics Commission at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte aiming at minimizing unethical behaviors from committees evaluating candidates for filling professor positions since the elaboration of exams until the end of the evaluation process. Such mechanisms must establish a pragmatic understanding about the role of this commission as guardian and promoter of this university reputation as an ethical institution. The focus on the civil service exams is derived from the fact that they revealed high susceptibility to ethical deviation and that they are under direct interference of moral aspects of each of the committee members. This study is grounded on the current laws and regulations into effect as well as on the records of ethical infractions registered and kept by the university Ethics Commission from its beginning in 2008 until the end of the year 2014 as tools for checking which actions the Ethics Commission could employ in order to enhance the management over the impact of moral and ethical judgments along with their importance in granting the image as an ethical institution before the society. After this stage, we interviewed employees from the section responsible for coordinating the mentioned exams with the objective of understanding the current process and the guidelines given to all the committee members, what allowed us to establish a reference of which administrative apparatus have been employed currently in order to rule the all stages of the exam process as long as assure its transparency. Finally, this work contributes to plan actions which are expected to build up an academic environment where the ethics is widely pervasive as they take effect. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21768 |
Aparece nas coleções: | PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais |
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