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Title: Produção oral em espanhol como L2 e educação a distância: diálogos e práticas possíveis
Authors: Falcão, Carla Aguiar
Keywords: Produção oral;Educação a distância;Aprendizagem de espanhol como LE;Tarefas orais;Feedback
Issue Date: 19-Aug-2016
Citation: FALCÃO, Carla Aguiar. Produção oral em espanhol como L2 e educação a distância: diálogos e práticas possíveis. 2016. 220f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este estudo investiga o tratamento dado à produção oral (PO) em um curso de Licenciatura em Letras Espanhol a distância e analisa se a realização de tarefas de PO contribui para o desenvolvimento dessa habilidade em relação à pronúncia, acurácia gramatical, fluência, inadequação e diversidade lexical e proficiência oral global de aprendizes de espanhol como língua estrangeira (LE) na educação a distância (EaD), avaliando também o impacto de duas formas diferentes de feedback no desenvolvimento da produção oral desses alunos. A pesquisa foi realizada durante os semestres 2015.1 e 2015.2, respectivamente nas disciplinas de Língua Espanhola II e III. Ao todo, participaram da pesquisa duas professoras e 42 licenciandos. Para a compreensão de como ocorrem as práticas de produção oral no curso, foram analisados o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos e o material didático usado, bem como aplicados questionários com os alunos e as docentes das disciplinas. Objetivando avaliar o desenvolvimento da PO dos alunos, estes foram divididos em três grupos: grupo experimental, grupo experimental+ e grupo controle. Os participantes do grupo controle realizaram um pré e um pós-teste e não receberam feedback sobre suas produções. Os grupos experimentais realizaram o pré–teste, outras 3 tarefas de PO e o pós-teste e ambos receberam feedback de suas tarefas, sendo o do grupo experimental+ mais explicativo em relação ao grupo experimental. Do total de alunos, 18 realizaram todas as tarefas nos dois semestres da coleta - 2015.1 e 2015.2- (coleta longitudinal) e 24 as realizaram em somente um semestre – ou 2015.1 ou 2015.2- (coleta semi-longitudinal). Os resultados qualitativos mostram que as práticas de PO são preteridas nas disciplinas e que o livro didático é o principal, e quase único, material usado pelas professoras no curso. Ademais, os dados revelaram que as tarefas de produção oral realizadas durante a pesquisa foram avaliadas positivamente pelos alunos. A análise quantitativa da coleta longitudinal aponta que houve um aumento estatisticamente significativo, especialmente para o grupo experimental, da medida de pronúncia, o que não foi constatado com relação ao desenvolvimento das demais variáveis analisadas. Na coleta semi-longitudinal, os dados quantitativos não indicaram significância estatística positiva para nenhuma medida de produção oral avaliada. Conclui-se dos resultados que a produção oral dos aprendizes de espanhol da EaD é mais beneficiada pela realização de tarefas e pelo feedback recebido a longo prazo. Com base nos resultados encontrados, foi elaborada uma proposta para o desenvolvimento da produção oral em cursos de espanhol a distânica.
Abstract: This study investigates the attention given to the oral production (OP) in a Distance Licentiate Degree in Spanish and analyzes if the performance of OP tasks contributes to the development of such skill, concerning pronunciation, grammatical accuracy, fluency, lexical inadequacy and diversity and the global oral proficiency of Spanish as a Foreign Language learners (LE) in distance education (dE), also assessing the impact of two different forms of feedback in the development of the oral production of these students. The research was conducted during the semesters of 2015.1 and 2015.2, respectively in the subjects of Spanish Language II and III. Altogether, two teachers and 42 undergraduates participated in the study. For understanding how the oral production practices take place in the course, the virtual learning environment of the students and the teaching material used were analyzed. Besides, questionnaires were used with students and teachers of the subjects. To evaluate the development of their OP, students were divided into three groups: the study group, the study group+ and control group. Participants in the control group took a pre and a post-test and received no feedback on their productions. The study groups performed the pre-test, 3 other OP tasks and a post-test and both received feedback on their productions, but the study group+ received more explanatory feedbacks as compared to those received by the study group. Out of the total number of students, 18 performed all activities in both semesters of the data collection - 2015.1 2015.2- (longitudinal collection) and 24 carried out activities in only one semester - either 2015.1 or 2015.2- (semi-longitudinal collection). The qualitative results show that OP practices are left behind in the disciplines and that the textbook is the main or the only material used by teachers in the course. In addition, the data revealed that oral production tasks performed during the study were positively seen by the students. Quantitative analysis of the longitudinal collection points that there was a statistically significant increase in terms of pronunciation, particularly for the experimental group. The same increase was not observed with respect to the development of other variables. In the semi-longitudinal collection, quantitative data indicated no positive statistical significance for any evaluated oral production measurement. It is possible to conclude, from the results, that the oral production of Spanish learners of distance education is most improved by the performance of tasks and the long-term feedback received. Based on the results, a proposal for the development of speech production in Spanish distance courses was described.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21778
Appears in Collections:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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