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Title: Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal legislação, programas de ensino, material didático (1908-1970)
Authors: Assis, Márcia Maria Alves de
Keywords: Escola Normal de Natal;Programas de matemática;Prática pedagógica;Material de ensino
Issue Date: 29-Jul-2016
Citation: ASSIS, Márcia Maria Alves de. Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal legislação, programas de ensino, material didático (1908-1970). 2016. 222f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A pesquisa analisa a história do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, Rio Grande do Norte, entre 908 e 1970. Teve como objetivo constituir um percurso histórico acerca do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, de modo que pudesse revelar alguns aspectos da trajetória da Aritmética, da Geometria e do Desenho no currículo da formação de professores primários na Escola Normal de Natal nesse período. Respalda-se nos conceitos utilizados pela História Cultural, em Burke (2004) e Thompson (2004), Chartier (1990). Fundamenta-se nos pressupostos da Cultura Escolar, em Julia (2001) e outros, e na história das disciplinas escolares, em Chervel (1990). Utilizamos como principais fontes de pesquisa fotografias e outros documentos que fazem parte de um repertório próprio da Cultura Escolar. Essas fontes documentais foram encontradas principalmente nos arquivos do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, no Arquivo Público do Estado do RN, no Instituto Histórico e Geográfico do RN, e na Casa de Câmara Cascudo. O estudo evidenciou que um dos primeiros livros textos de matemática, elaborado para a prática do ensino primário no estado do RN foi “Exercícios de Numeração”, pautado no método intuitivo de autoria de Francisco Pinto de Abreu, professor e diretor da Escola Normal de Natal, no início do século XX. E que os programas de ensino e o material didático utilizado na Escola Normal de Natal tinham como parâmetro os de outros estados brasileiros, principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pois alguns documentos revelam que o diretor Nestor Lima esteve em missão de estudo para conhecer e trazer estes parâmetros para a constituição dos programas do RN. Constatamos ainda que, os programas de ensino da Escola Normal de Natal no período estudado se constituíram em três fases, o de 1916, o de 1938 e o de 1969. E que os principais livros didáticos de matemática utilizados na primeira metade do século XX foram Aritmética Elementar de Antônio Bandeira Trajano, Álgebra do Ensino Médio da FTD, Lições de Matemática de Algacir Maeder, Álgebra Elementar de Antônio Bandeira Trajano. E na segunda metade do século XX foram utilizados livros didáticos e manuais pedagógicos que tinham pressupostos pedagógicos pautados na pedagogia Escolanovista e indícios do Movimento da Matemática Moderna. Evidenciamos no estudo que a prática de ensino dos professorandos da Escola Normal ocorria na Escola Modelo desde a sua criação em 1908 até o início da década de 1970, em três fases que perdurava de abril a novembro no último ano do curso, e que na prática da Aritmética era onde os professorandos obtinham menores resultados. Constatamos que no ano de 1958 o Curso do Professor Malba Tahan na Escola Normal teve boa repercussão e foi considerado como um avanço no ensino de matemática da época. E ainda que as revistas pedagógicas que circulavam no RN e principalmente a Revista Pedagogium editada pela Associação dos Professores do RN davam suporte à formação continuada dos professores a partir de 1921 e nestas revistas algumas matérias de matemática foram bastante significativas para o ensino da época.
Abstract: The research analyzes the history of mathematics teaching on Natal Normal School, Rio Grande do Norte, between 1908 and 1970. The objective was to provide a historical background about mathematics teaching on Natal Normal School, so that he could reveal some aspects the trajectory of arithmetic, geometry and design in the curriculum of primary teacher training on Natal Normal School in this period. Supports to the concepts used by the Cultural History, Burke (2004) and Thompson (2004), Chartier (1990). It is based on the assumptions of School Culture in Julia (2001) and others, and in the history of school subjects in Chervel (1990). We used as main sources of research photographs and other documents that are part of a repertoire of School Culture. These documentary sources were mainly found in the Higher Education Institute President Kennedy files in the RN State Public Archives, the Historical and Geographical Institute of the RN, and Cascudo house. The study showed that one of the first books mathematics texts prepared for the practice of primary education in the state of RN was "Numbering Exercises", based on intuitive method by Francisco Pinto de Abreu, professor and director of the Normal School Natal at the beginning of the twentieth century. And that education programs and teaching materials used in Natal Normal School had as a parameter in other Brazilian states, especially the states of São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais, as some documents reveal that the director Nestor Lima was in study mission to meet and bring these parameters for the establishment of RN programs. We also acknowledge that educational programs of the Normal School Natal during the study period consisted of three phases, the 1916, the 1938 and the 1969. And the main math textbooks used in the first half of the twentieth century were Elementary arithmetic Antonio Flag Trajano, Algebra School of FTD, Math Lessons Algacir Maeder, elementary algebra Antonio Flag Trajan. And in the second half of the twentieth century they were used textbooks and teaching manuals had pedagogical assumptions guided by the New School pedagogy and the Modern Mathematics Movement evidence. We show in this study that the teaching practice of the Normal School professorandos occurred in the Model School since its inception in 1908 until the early 1970s, in three phases that lingered from April to November in the last year of the course, and that in practice Arithmetic was where professorandos obtained lower results. We note that in 1958 Professor Course Malba Tahan at the Normal School had good response and was considered a breakthrough in the teaching of mathematics at the time. And although the pedagogical journals circulating in newborns and especially Pedagogium Magazine edited by the Association of Teachers RN gave support to the continuing education of teachers from 1921 and these magazines some math materials were quite significant for teaching time.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21819
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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