Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21825
Title: Caracterização citoarquitetônica e projeções retinianas no núcleo geniculado lateral dorsal, complexo pré-tectal e colículo superior do morcego Artibeus planirostris
Authors: Santana, Melquisedec Abiaré Dantas de
Advisor: Nascimento Júnior, Expedito Silva do
Keywords: Sistema visual;Nissl;CTb;Densidade óptica relativa;Estereologia;Quirópteros
Issue Date: 9-Sep-2016
Citation: SANTANA, Melquisedec Abiaré Dantas de. Caracterização citoarquitetônica e projeções retinianas no núcleo geniculado lateral dorsal, complexo pré-tectal e colículo superior do morcego Artibeus planirostris. 2016. 90f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Em muitos vertebrados, a maior parte do cérebro está envolvidano processamento da visão, mais do que a qualquer outra modalidade sensorial. Isto se deve provavelmente à extrema complexidade da tarefa que é exigida da visão: classificar e interpretar a ampla gama de estímulos visuais que os animais confrontam no ambiente físico. A retina modifica e processa sinais evocados pela luz nos fotorreceptores que depois são enviados a centros superiores pelas células ganglionares. Os axônios destas células formam os nervos ópticos que distribuem a informação visual a estruturas encefálicas com diversas funções, como o núcleo geniculado lateral dorsal (GLD), do qual a informação visual ascende ao córtex cerebral; o colículo superior (CS), responsável por integrar sinais visuo-motores; e o complexo pré-tectal (CPT), envolvido no controle do reflexo pupilar à luz e no nistagmo optocinético. Como objetivo de descrever a citoarquitetura e o padrão de projeção retiniana nestas estruturas no morcego Artibeus planirostris, foram realizadas injeções intra-oculares de CTb e analisadas secções coronais do encéfalo coradas pelo método de Nissl e secções submetidas à imunoistoquímica para CTb. Quanto ao padrão citoarquitetônico, o GLD apresentou-se como um núcleo homogêneo e sem laminação aparente. Entretanto, quanto a projeção retiniana o núcleo apresentou duas camadas com intensidade de marcação significativamente diferentes, sendo a projeção predominantemente contralateral. O CS foi identificado como uma estrutura laminar composta por sete camadas, onde a marcação de fibras e varicosidades imunorreativos a CTb foi observada exclusivamente no lado contralateral, tendo como alvo as camadas zonal e cinzenta superficial. Foram identificados compondo o CPT os núcleos pré-tectal medial, pré-tectal olivar, pré-tectal anterior, pré-tectal posterior e o núcleo do tracto óptico, onde apenas o núcleo pré-tectal anterior não apresentou inervação da retina, sendo esta predominantemente contralateral para todos os demais núcleos que compõem o CPT. Em conjunto, os dados apontam a presença de especializações morfológicas nos núcleos estudados não observadas previamente em outras espécies de quirópteros e, finalmente, o presente trabalho é o primeiro a abordar estereologicamente e morfometricamente essas áreas em Yangochiroptera.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21825
Appears in Collections:PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MelquisedecAbiareDantasDeSantana_TESE.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.