Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Francisco Alexandre da-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Magno Lima Fernandes e-
dc.date.accessioned2017-01-31T15:44:54Z-
dc.date.available2017-01-31T15:44:54Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Magno Lima Fernandes e. Educação em mudanças climoambientais. 2016. 170f. Tese (Doutorado em Ciências Climáticas) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21838-
dc.description.abstractClimate and environmental changes are interdisciplinary themes of high complexity, which in recent years has been widely disseminated to society by several different media. Such climate changes and environmental have been validated by the reports of the Intergovernmental Panel on Climate Change, as well as by many other environmental bodies and the results indicate a worrying future for the climate, environment and humanity. The causes of the unwanted effects resulting from those changes are largely due to excessive anthropogenic activities on nature. These excessive activities are carried out to attend to demands of consumerism, a social model that was established in the last century and that was generated by a misinterpretation of natural resources and powered by the current developmental rational paradigm. This document proposes to show that education can mitigate, within both medium and long term perspectives, the acceleration of climate change and environmental degradation. These objectives will be achieved through high investments which could allow improvements in education, and besides, when the environmental dimension is more valued in educational processes. The present work analyzes how education can be a powerful tool to educate the human being on the importance of climate and environment change. In this way, the educational process can lead to an increase in the understanding of the causes and effects related to the acceleration of climate and environmental changes. Thus, it can teach how transform human harmful activities into sustainable ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMudanças climoambientaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectAtividades antrópicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentismopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAmbientalismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEducação em mudanças climoambientaispt_BR
dc.title.alternativeEducation for climate and environmental changespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CLIMÁTICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borba, Gilvan Luiz-
dc.contributor.advisor-co1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Silva, Fernando Moreira da-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Espínola Sobrinho, José-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Tabosa, Wyllys Abel Farkatt-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoAs mudanças climáticas e ambientais são temas interdisciplinares de alta complexidade, que nos últimos anos tem sido amplamente divulgados para a sociedade em vários tipos de mídia. Essas mudanças climoambientais tanto tem sido validadas pelos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, como também por outros órgãos ambientais e os resultados indicam um futuro preocupante para o clima, meio ambiente e humanidade. Grande parte dos efeitos negativos dessas mudanças são provocadas pelo excesso de atividades antrópicas na natureza. Esses excessos são feitos para atender a demanda do consumismo contemporâneo, um modelo social que é gerado por uma interpretação equivocada dos recursos naturais e alimentado pelo atual paradigma racional científico desenvolvimentista. O presente trabalho propõe que reformas no sistema de educação podem mitigar em longo prazo, a aceleração das mudanças climáticas e a degradação ambiental. As bases dessa reforma são altos investimentos numa melhor qualidade de educação, com um foco maior na dimensão ambiental objetivando conscientizar o ser humano, sobre a importância do meio ambiente para a humanidade. Nesse sentido, a educação pode aumentar a compreensão das causas e efeitos da aceleração das mudanças climoambientais e por meio de, diversos processos pedagógicos transformar atividades antrópicas nocivas em atividades sustentáveis.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIAS CLIMÁTICASpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCC - Doutorado em Ciências Climáticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoMudancasClimoambientais_Silva_2016.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.