Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPorpino, Karenine de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Luana Menezes de-
dc.date.accessioned2017-02-08T20:51:12Z-
dc.date.available2017-02-08T20:51:12Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luana Menezes de. Corpo-diário: da escrita de si à escrita da cena. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21911-
dc.description.abstractThis research is about the body and the diaries and it uses the diary as a metaphor to meditate about body as record, desire and open totality. It studies the creative traffic between the writing of the self and the writing of the scene, understanding the first one as a product of the autobiographic writing and the second one as the composition of the whole scene. It understands the mutation of one language to the other as a process of translation and fictionalization of the artist´s memory, because of this it takes the idea of autofiction to the scene. The scene is investigated for its confessional aspect, assuming that it demands a denuding gesture by the creator artist. This denuding acts like the agent of the encounter with the spectator e makes the scene a special and potential place for promoting experience. This research is also practical and describes the journey of the experiment Desnude creative process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDiáriopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.titleCorpo-diário: da escrita de si à escrita da cenapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Leal, Patricia Garcia-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa debruça-se sobre o corpo e os diários, utilizando a metáfora do diário para pensar o corpo como registro, desejo e totalidade aberta. Investiga o trânsito criativo entre a escrita de si (especificamente na forma de diários) e a escrita da cena, compreendendo a primeira como o produto da escrita autobiográfica e a segunda como a composição da cena como um todo. Entende a passagem de uma linguagem para a outra como um processo de tradução e ficcionalização do material memorial do artista e por isso transpõe a ideia de autoficção para a cena. A cena é estudada a partir do seu caráter confessional e da utilização do depoimento pessoal, considerando que ele requer um gesto de desnudamento por parte do artista criador. Tal desnudamento agencia o encontro com o espectador e faz da cena um lugar potencial de promoção de experiência. A pesquisa é teórica-prática e descreve alguns dos percursos e percalços do processo criativo do experimento Desnude.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASpt_BR
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Corpo-diárioEscritaSi_Oliveira_2015.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.