Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21957
Título: Calcretes pedogênicos ao longo de sistemas de fraturas e acamamentos em carbonatos neoproterozóicos da Bacia de Irecê, Estado da Bahia
Autor(es): Borges, Sérgio Vieira Freire
Orientador: Vieira, Marcela Marques
Palavras-chave: Calcretes;Caliches;Bacia de Irecê;Calcretes associados a falhas e acamamentos
Data do documento: 19-Ago-2016
Referência: BORGES, Sérgio Vieira Freire. Calcretes pedogênicos ao longo de sistemas de fraturas e acamamentos em carbonatos neoproterozóicos da Bacia de Irecê, Estado da Bahia. 2016. 52f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Calcretes ou caliches são calcários continentais gerados pelos processos de intemperismo que ocorrem principalmente em regiões áridas e semi-áridas. Na Bacia de Irecê, localizada no norte do estado da Bahia, além da ocorrência regular de calcretes pedogênicos, um tipo peculiar de calcretes ocorre dentro dos calcários neoproterozóicos da bacia. Estes calcretes desenvolveram-se perto da superfície e (1) entre as camadas sedimentares dos calcários, (2) dentro dos sistemas de fraturas e (3) dentro das principais falhas de empurrão. Trabalhos de campo em afloramentos selecionados foram integrados com análises petrográficas, mineralógicas, geoquímicas, cálculos de densidade e porosidade por intrusão de mercúrio para entender seu ambiente de formação e suas propriedades petrofísicas. Os resultados revelaram que este tipo de calcrete é o produto de eventos multiepisódicos de dissolução e precipitação ocorridos durante as estações secas e chuvosas na região. Os estudos petrofísicos sugerem que estes calcretes têm um papel importante na migração de fluidos através de uma rocha hospedeira carbonática impermeável e que atuam como condutos para o fluxo de fluido, como revelado pela sua alta porosidade (valor médio de 26%) e notável conectividade de poros.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21957
Aparece nas coleções:PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalcretesPedogênicosLongo_Borges_2016.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.