Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Lissa Valéria Fernandes-
dc.contributor.authorSena Júnior, Otávio Bezerra de-
dc.date.accessioned2017-02-16T19:57:11Z-
dc.date.available2017-02-16T19:57:11Z-
dc.date.issued2014-04-25-
dc.identifier.citationSENA JÚNIOR, Otávio Bezerra de. Fatores que afetam o comportamento de compras impulsivas de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22018-
dc.description.abstractThe impulse buying has been studied since the 1950s, and during that time, both efforts to explain its own concept underwent significant changes. However, there are still several gaps that need to be fulfilled, especially in respect to a model of antecedents and consequences, particularly in the tourism virtual environment. In this context, the emergence of electronic commerce come on the market of collective shopping sites, where your logic of functioning resides mainly in generating impulsive buying. In light of this scenario, this new environment of e-commerce has focused on the tourism sector, generating changes in the supply chain distribution of this industry and consumer behavior. In this sense, this study aims to analyze Accordingly, this study aims to analyze the factors that affect impulse buying of hosting coupons on group buying sites. The research was characterized as exploratory-descriptive, with quantitative approach to data collection was used among tourists in the departure lounges of the Augusto Severo International Airport. The sample composition reached 220 valid questionnaires, through the application of a structured questionnaire with closed questions. The strategy of analysis was the multiple linear regression, operationalized through software SPSS©. The main results showed that the cognitive dimension has a strong influence on impulsivity tourist, and in the background the affective components. Moreover, the constructs "in-store browsing" and " environment” not exerted indicated a strong relationship with impulsivity, despite the widespread influence on the explanatory power in the final model.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompras por impulsopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectSites de compras coletivaspt_BR
dc.titleFatores que afetam o comportamento de compras impulsivas de cupons de hospedagem em sites de compras coletivaspt_BR
dc.title.alternativeFactors affecting the behavior of impulsive purchases of hosting coupons on group-buying sitespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Mendes Filho, Luiz Augusto Machado-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Marques Junior, Sérgio-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Silva, Sidcley Dsordi Alves Alegrini da-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoA compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere aos seus antecedentes, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar os fatores que afetam a compra por impulso de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi aplicada junto aos turistas nas salas de embarque do Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composição amostral totalizou 220 questionários válidos, através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. A estratégia de análise foi a regressão linear múltipla, operacionalizada através do software SPSS©. Os principais resultados demonstram que a dimensão cognitiva exerce forte influência na impulsividade do turista, e em segundo plano os componentes afetivos. Por outro lado, os constructos “circulação” e “ambiente” não exerceram uma indicaram uma relação forte com a impulsividade, apesar da notória influência no poder explicativo no modelo final.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OtavioBezerraDeSenaJunior_DISSERT.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.