Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22055
Título: Comportamento de craving por alimentos em população brasileira
Autor(es): Medeiros, Anna Cecilia Queiroz de
Orientador: Yamamoto, Maria Emilia
Palavras-chave: Craving por alimentos;Comportamento alimentar;Validação;Cromo;Adiposidade;Padrão alimentar
Data do documento: 29-Abr-2016
Referência: MEDEIROS, Anna Cecilia Queiroz de. Comportamento de craving por alimentos em população brasileira. 2016. 177f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O craving por alimentos pode ser definido como um desejo intenso de comer um tipo de alimento em particular. Trata-se de um comportamento bastante comum na população em geral. O presente trabalho se propôs a investigar o comportamento de craving por alimentos em população brasileira, validando questionários para este fim, além de pesquisar a relação do craving por alimentos com o estado de cromo no organismo. Como resultado, foi realizada a tradução, adaptação cultural e validação dos Food Cravings Questionnaire (State e Trait), da versão reduzida do dos Food Cravings Questionnaire-Trait e do Attitudes to Chocolate Questionnaire (ACQ), além do desenvolvimento e validação da versão brasileira do Food Craving Inventory. Foram identificadas influências do estágio de vida, sexo, adiposidade corporal e restrição dietética na ocorrência do craving por alimentos. Também foi encontrado que os indivíduos com níveis mais baixos de cromo plasmático apresentam maior craving por alimentos doces, o que foi concomitante a maior frequência de consumo deste tipo de comida e maior adiposidade corporal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22055
Aparece nas coleções:PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnaCeciliaQueirozDeMedeiros_TESE.pdf44,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.