Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22245
Title: Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino
Authors: Souza, Albanyra dos Santos
Keywords: Ensino de Língua Estrangeira;Formação de professores;Gêneros discursivos digitais;Blogs
Issue Date: 5-Dec-2016
Citation: SOUZA, Albanyra dos Santos. Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A introdução dos novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanentes transformações, revelou a descoberta de novos gêneros discursivos, denominados de gêneros digitais. Estes estão presentes nos mais diversos contextos sociais, nas diversas manifestações de uso da língua. Partindo desse pressuposto, este estudo objetiva investigar o processo de construção de gêneros digitais na formação docente, a partir de uma experiência em sala de aula. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa descritivo-interpretativa. A pesquisa baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin e em estudos contemporâneos acerca da análise de gêneros discursivos e gêneros discursivos digitais. Relatamos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores” desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção de gêneros digitais blogs. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes. Das produções, foram escolhidos para análise 2 blogs, com ênfase em como os autores construíram os seus blogs atendendo aos seus projetos de dizeres, com destaque para as suas construções temáticas, estilísticas e composicionais. Por último, apresentamos uma reflexão da relevância da oficina para uma ressignificação da prática docente dos sujeitos envolvidos. Como resultados, a dissertação nos aponta que a utilização das tecnologias digitais pelo docente em situações de ensino é uma possibilidade de organizar o ensino-aprendizagem num ambiente sistemático e prazeroso, cujo papel docente além de orientar o processo de leitura e produção de textos multimodais e multissemióticos, gêneros digitais, também orienta o aluno do ponto de vista tecnológico, pois o auxilia na utilização da tecnologia disponível. Nessa proposta de produção do gênero digital blog, a própria concepção de aula se ressignifica, na medida em que novas possibilidades didáticas se colocam à disposição do professor. Dessa forma, o próprio processo de ensino contribui para a construção de uma educação conectada com as necessidades do ensino atual e para a produção de saberes plurais, coletivos e interativos.
Abstract: The introduction of new media, dynamic and permanent changes revealed the discovery of new genres discourse, called digital genres. These genres are present in various social contexts, in different language use demonstrations. Based this assumption, this study aims to investigate the process of building digital genres in teacher training, from an experience in the classroom. Therefore, we develop an action research descriptive and interpretative qualitative approach. The research is based on studies of Bakhtin Circle and contemporary studies on the analysis of genres of discourse and digital genres of discourse. We report the construction and implementation of the workshop "Training teachers" developed with Letters-English course of the Federal University of Rio Grande do Norte, between 2015.1 and 2015.2, whose purpose was the production of digital genres blogs. The Workshop was attended by 19 students and were produced 19 different blogs. These productions, were chosen for analysis 2 blogs, with emphasis on how the authors built their blogs in view of their sayings projects, especially its thematic buildings, stylistic and compositional. Finally, we present a reflection of the importance of the workshop for a reframing of teaching practice of the subjects involved. As a result, the dissertation points out that the use of digital technologies by the teacher in teaching situations is a possibility of organizing teaching and learning in a systematic and enjoyable environment, whose teaching role in addition to guiding the process of reading and production of multimodal texts and multisemióticos, digital genres, also guides the student from a technological point of view, because assists in the use of available technology. In this proposal, the production digital genres blog, the concepcion class is resignifies, in that new teaching possibilities are available to the teacher. Thus, the process of teaching contributes to building a connected education to the needs of current education and for the production of plurals, collective and interactive knowledge.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22245
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlbanyraDosSantosSouza_DISSERT.pdf4,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.