Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria das Gracas Soares-
dc.contributor.authorFarias, Aloma Daiany Saraiva Varela de-
dc.date.accessioned2017-03-21T18:43:36Z-
dc.date.available2017-03-21T18:43:36Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.citationFARIAS, Aloma Daiany Saraiva Varela de. A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356-
dc.description.abstractEsta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade enunciativapt_BR
dc.subjectPonto de vistapt_BR
dc.subjectResenhapt_BR
dc.titleA responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Passeggi, Luis Alvaro Sgadari-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Marquesi, Sueli Cristina-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEsta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf11,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.