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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria das Gracas Soares | - |
dc.contributor.author | Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-21T18:43:36Z | - |
dc.date.available | 2017-03-21T18:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-19 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Aloma Daiany Saraiva Varela de. A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade enunciativa | pt_BR |
dc.subject | Ponto de vista | pt_BR |
dc.subject | Resenha | pt_BR |
dc.title | A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1 | Passeggi, Luis Alvaro Sgadari | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Marquesi, Sueli Cristina | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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