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Título: Mapeamento sonoro: estudo do ruído urbano no bairro Castelo Branco, em João Pessoa-PB
Autor(es): Brasileiro, Tamáris da Costa
Orientador: Araújo, Bianca Carla Dantas de
Palavras-chave: Poluição sonora;Ruído urbano;Mapeamento sonoro;Morfologia urbana
Data do documento: 25-Jan-2017
Referência: BRASILEIRO, Tamáris da Costa. Mapeamento sonoro: estudo do ruído urbano no bairro Castelo Branco, em João Pessoa-PB. 2017. 174f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: As fontes sonoras propagadas no espaço urbano, em especial o ruído gerado pelos veículos automotivos, têm elevado os índices de poluição sonora nas grandes cidades. Para avaliação e controle do ruído ambiental, surgem os mapas sonoros, que permitem representar, mediante as curvas isofônicas, os níveis de pressão sonora atuantes no espaço urbano. Nesse contexto, o presente estudo objetiva avaliar o impacto sonoro provocado pelo ruído de tráfego no bairro Castelo Branco, em João Pessoa/ PB, por meio de simulações computacionais no software SoundPLAN®. Foram analisadas três situações sonoras distintas: cenário atual no período de férias, cenário atual no período de aulas e cenário hipotético de predição para o ano de 2026. Como resultado, observou-se que o bairro está fragmentado em duas áreas acústicas: a primeira, com índices sonoros mais amenos, é representada pelo campus da UFPB; a segunda, com níveis sonoros mais intensos, é a área de uso predominantemente residencial. Os níveis sonoros resultantes, nos três cenários, nos períodos matutino e vespertino, encontram-se acima dos valores recomendados pela legislação. Houve pouca diferença sonora entre o cenário atual de férias e o de aulas. A morfologia urbana do bairro, em especial a vegetação densa e os acentuados desníveis topográficos, desempenha importante papel de atenuação sonora. Os pontos críticos de ruído urbano presentes no Castelo Branco, atingindo 83dB(A), são encontrados nas margens da Rodovia BR 230, nas rotatórias e nas vias arteriais.
Abstract: The sound sources propagated in the urban space, in particular the noise generated by automotive vehicles, have raised the levels of noise pollution in big cities. For the evaluation and control of the environmental noise, sound maps have appeared, which allows to represent, through the isophonic curves, the sound pressure levels active in the urban space. In this context, the present study aims to evaluate the noise impact caused by traffic noise in the Castelo Branco neighborhood, in João Pessoa / PB, through computational simulations in SoundPLAN® software. Three different sound situations were analyzed: current scenario in the vacation period, current scenario in the class period and hypothetical scenario of prediction for the year 2026. Three different sound situations were analyzed: current scenario in the vacation period, current scenario in the class period and hypothetical scenario of prediction for the year 2026. As a result, it was observed that the neighborhood is fragmented into two acoustic areas: the first one, with smoother noise levels, is represented by the UFPB campus; The second one, with more intense sound levels, it is the area of predominantly residential use. The resulting sound levels in the three scenarios during the morning and vespertine periods are above the values recommended by the legislation. There was little sound difference between the current holiday and classroom settings. The urban morphology of the neighborhood, especially the dense vegetation and the accentuated topographic differences, plays an important role of sound attenuation. The urban noise critical points, in Castelo Branco, reaching 83dB (A), are found on the edges of the BR 230 highway, in the rotations and in the arterial ways.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22394
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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