Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22443
Title: Guerra, soberania, ordem e equilíbrio cósmico: representações sociais em relevos neoassírios (884 - 727 a.C.)
Other Titles: War, sovereignty, order and cosmic balance: social representations in the neo-assyrian reliefs (884 - 727 BC)
Authors: Silva, Ruan Kleberson Pereira da
Keywords: Guerra ordálica;Soberania;Ordem e equilíbrio cósmico;Relevos neoassírios;Império Neoassírio
Issue Date: 26-Sep-2016
Citation: SILVA, Ruan Kleberson Pereira da. Guerra, soberania, ordem e equilíbrio cósmico: representações sociais em relevos neoassírios (884 - 727 a.C.). 2016. 165f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Tendo como preocupação central a relação entre Guerra, Soberania, Ordem e Equilíbrio Cósmico no Império Neoassírio (884-727 a.C.), este trabalho busca analisar os relevos neoassírios esculpidos em lajes de pedra fixadas às paredes dos palácios imperiais neoassírios. Estes relevos, reunidos em um Catálogo Documental organizado por regras de homogeneidade, serão estudados a partir da Teoria da Imagem e da Teoria das Representações Sociais, privilegiando a materialidade das representações visuais e seu respectivo contexto de produção para que, com isso, se tenha o devido entendimento dos Grupos Narrativos, das Categorias Narrativas e das Tipologias Narrativas, além de demarcar as Unidades Episódicas que contribuíram para a produção de sentidos acionados pelas representações visuais vinculadas às estruturas arquitetônicas dos palácios imperiais neoassírios, o que implica, por fim, no entendimento do poder destas imagens como imagens do poder.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22443
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RuanKlebersonPereiraDaSilva_DISSERT.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.