Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22515
Título: Estabilizador de sistema de potência baseado na transformada Wavelet para sistemas de geração
Autor(es): Sousa Neto, Cecílio Martins de
Orientador: Ribeiro, Ricardo Lúcio de Araújo
Palavras-chave: Estabilizador de sistemas de potência;Regulador automático de tensão;Gerador síncrono de polos salientes;Transformada Wavelet;Superfície deslizante
Data do documento: 9-Dez-2016
Referência: SOUSA NETO, Cecílio Martins de. Estabilizador de sistema de potência baseado na transformada Wavelet para sistemas de geração. 2016. 150f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Os estabilizadores de sistemas de potência são empregados para mitigar oscilações eletromecânicas, de baixa frequência, e estender os limites de estabilidade de geradores síncronos, enquanto que reguladores automáticos de tensão são utilizados na regulação da tensão terminal de geradores síncronos. Propõe-se nesta tese uma nova estrutura para concepção do conjunto regulador automático de tensão e estabilizador de sistema de potência aplicados no controle da excitação de um gerador síncrono de polos salientes. O estabilizador de sistema de potência proposto é baseado na transformada wavelet e emprega uma nova metodologia para extração e compensação de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência por meio da energia dos coeficientes escala. Por outro lado, a energia dos coeficientes wavelet é utilizada na detecção de oscilações elétricas e geração do sinal de gatilho do estabilizador de sistema de potência. O regulador automático de tensão é baseado em uma estrategia de controle híbrida que combina o controle de modo deslizante com um controlador linear. O desempenho do estabilizador de sistema de potência proposto foi avaliado experimentalmente por meio de um estudo comparativo com o estabilizador de sistema de potência convencional. Por outro lado, o desempenho do regulador automático de tensão foi avaliado e comparado com um controlador linear e com outras duas estratégias de controle híbridas. Além disso, o desempenho da transformada wavelet foi avaliado experimentalmente, na detecção de oscilações elétricas e eletromecânicas, no qual foi verificado melhor desempenho para a transformada wavelet com efeito de borda.
Abstract: The power system stabilizers are used to suppress low-frequency electromechanical oscillations and improve the synchronous generator stability limits, while automatic voltage regulators control the terminal voltage of the synchronous generators. This thesis proposes a new methodology to design of an automatic voltage regulator and power system stabilizer for salient pole synchronous generator. The power system stabilizer employs a wavelet transform for extraction of the electromechanical oscillations in electrical power systems based on the scaling coefficient energy. The detection of the electrical oscillations effectuated by the wavelet coefficient energy and a control scheme generates the signal trigger to the power system stabilizer. A hybrid strategy composed of the integration of the sliding mode control system and the standard control implements the automatic voltage regulator. The effectiveness of the proposed power system stabilizer was evaluated experimentally through of a comparative study of a conventional power stabilizer system. On the other hand, the performance of the automatic voltage regulator was assessed and compared with a linear controller and two other hybrid control strategies. Furthermore, the performance of the wavelet transform was evaluated experimentally to detect electrical and electromechanical oscillations, in which the boundary wavelet transform presents the better performance.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22515
Aparece nas coleções:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CecilioMartinsDeSousaNeto_TESE.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.