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Título: Estratégia de controle com compensação dos efeitos do tempo morto aplicada a sistemas de ordem superior
Autor(es): Bessa, Carlos Deyvinson Reges
Orientador: Maitelli, André Laurindo
Palavras-chave: Controladores PID;Compensação de tempo morto;Preditor de Smith;Identificação de sistemas
Data do documento: 19-Dez-2016
Referência: BESSA, Carlos Deyvinson Reges. Estratégia de controle com compensação dos efeitos do tempo morto aplicada a sistemas de ordem superior. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como enfoque as dificuldades envolvidas em controlar sistemas de or-dem superior com atraso de transporte, onde a solução adotada para amenizar o efeito cau-sado pelo atraso é a utilização de um algoritmo de predição, composto pelas técnicas do Preditor de Smith e do Preditor de Smith Filtrado. Analisando os casos em que o modelo do sistema usado no algoritmo de predição não é idêntico ao real, foi possível constatar a presença de erro na dinâmica do sistema. Este erro pode amplificar o esforço de controle e o desgaste prematuro dos equipamentos envolvidos, levando em alguns casos a desestabili-zar o sistema. Diante disto, foi proposto o desenvolvimento de um sistema capaz de tratar as incertezas decorrentes da diferença entre o modelo e o sistema real, reduzindo o efeito do atraso de transporte sobre o sistema de controle. Como resultado foi gerada uma ferra-menta, que atua de forma aceitável para os casos testados, ajustando o modelo do processo e, consequentemente, melhorando a compensação de tempo morto.
Abstract: This work considers the difficulties involved in the control of higher order systems with transport delay, where the solution adopted to mitigate the effect caused by the delay is the use of a prediction algorithm composed of the Smith Predictor techniques and Filtered Smith Predictor. Analyzing the cases where the system model used in the prediction algo-rithm is not identical to the real system, the presence of error in the system dynamics was observed. This error may amplify the control effort and cause premature wear of the equipment involved, in some cases leading the system to instability. In this manner, the development of a tool to treat uncertainties originated from the difference between the sys-tem model and the real system, thereby reducing the effect of transmission delay of the control system, has been proposed. A software to adjust the process model and thus im-prove the dead time compensation was implemented.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22565
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