Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNoronha, Claudianny Amorim-
dc.contributor.authorMedeiros, Jânio Elpídio de-
dc.date.accessioned2017-04-07T22:51:16Z-
dc.date.available2017-04-07T22:51:16Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jânio Elpídio de. Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22586-
dc.description.abstractThis paper aims to identify and analyze the aspects concerning Mathematics teaching from the development of a literacy project with students from 9th grade of elementary school. We performed the survey in a public school in Mamanguape, Paraiba, Brazil. In order to do that, we analyzed the theoretical frameworks of literacy and literacy project (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014); reading and writing activities in Mathematics classes (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA AND NORONHA, 2014) and speech genres (LEITE & BARBOSA, 2014). The methodological research course consisted in the design and development of a literacy project in Math classes, which had as its thematic focus "The use of water" and entitled as "Water supply and storage in Mamanguape-PB". Since it is a qualitative research, we characterize this investigation as an Action-Research, because the role of the teacher-researcher was not limited to mere observation of the actions, but to being subjects who reflect, intervene, analyze and transform their teaching practice and learn from those involved in the research (GIL, 2010). The data analysis that we performed along the literacy project development took place in a self-reflective perspective that considered the process of (re) developing the educational planning and the teaching practice – both present in the dialogical process. This was established between the subjects of literacy and due to the experience of individual collective moments of planning, of literacy practices and of understanding and reformulating the mathematical concepts involved. The results point to the teacher‟s learning, which came from their reflections, and to the students‟ mathematical and social learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectProjeto de letramentopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleProjeto de letramento matemático: indicadores para a docênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9382142284044258-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169-
dc.contributor.referees1Angelo, Cristiane Borges-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067-
dc.contributor.referees2Alves, Francisca Terezinha de Oliveira-
dc.contributor.referees3Mendes, Iran Abreu-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872-
dc.contributor.referees4Barbosa, Tatyana Mabel Nobre-
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982452047842223-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.