Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, José Sávio Oliveira de-
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Palhano Campos-
dc.date.accessioned2017-04-11T21:56:50Z-
dc.date.available2017-04-11T21:56:50Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Palhano Campos. O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22627-
dc.description.abstractThis dissertation project has as study subject the role of scenography teaching in the formation of the Theatre teacher. In this sense, sought to present an analysis of the training proposal in scenography offered by Scenographic Studies and Scene Technologies Laboratory - CENOTEC to the students of bachelor's degree in Theatre of the Federal University of Rio Grande do Norte – UFRN. This is a qualitative research, using the methods and techniques of the case study as participant observation, interviews, questionnaires and analysis of documents and records (photographic and cinematographic), that aimed at reflecting how this laboratory contributes to the formation of Theatre teacher at this university, which educational activities develops and what challenges facing. For the construction of this analysis, the research dialogues with authors like Pamela Howard (2009) and Mickinney and Butterworth (2009), about the discussion of scenography and its transformations in the twentieth and twenty-first centuries, besides Araújo (2005), Freire (2005), Leite (1996), Salles (2012) and Alves (2006) in the debate about scenography teaching and teachers training. Therefore, through this research, we seek to spread and expand discussions on the pedagogical aspects of scenography teaching beyond the technical aspects in the field of Theatre Pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de teatropt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCENOTECpt_BR
dc.titleO CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9927141056324335-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5026604704788382-
dc.contributor.referees1Lopes, Melissa dos Santos-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851844088693131-
dc.contributor.referees2Lima, Fátima Costa de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024260240075344-
dc.description.resumoEsta dissertação possui como tema de estudo o papel do ensino de Cenografia na formação do professor de Teatro. Nesse sentido, buscou-se apresentar uma análise sobre a proposta de formação em Cenografia ofertada pelo Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena - CENOTEC aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, utilizando os métodos e as técnicas do estudo de caso, como observação participante, entrevistas, questionários e análise de documentos e registros (fotográficos e cinematográficos), visou refletir como esse laboratório contribui para a formação do professor de Teatro nesta universidade, quais ações pedagógicas desenvolve e quais os desafios enfrenta. Para a construção desta análise, a pesquisa dialoga com autores como Pâmela Howard (2009) e Mickinney e Butterworth (2009), na discussão sobre Cenografia e suas transformações nos séculos XX e XXI, além de Araújo (2005), Freire (2010), Leite (1996), Salles (2012) e Alves (2006), no debate sobre ensino de Cenografia e formação de professores. Portanto, por meio desta investigação, busca-se difundir e ampliar as discussões sobre os aspectos pedagógicos do ensino de Cenografia para além dos aspectos técnicos no campo da Pedagogia Teatral.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASpt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CENOTEC/UFRNEstudoProposta_Silva_2017.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.