Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22638
Title: | Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte |
Authors: | Pereira, Ismael Soares Diniz Júnior, José |
Keywords: | competência em informação;information literacy;comportamento na busca de informação;information seeking behavior;gestão da informação;information management;revisão de literatura como assunto;review literature as topic;ensino em saúde;health education |
Issue Date: | 31-Mar-2017 |
Portuguese Abstract: | O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22638 |
Appears in Collections: | ICe - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Ismael.pdf | Pereira_ICe_Competencia | 317,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.