Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22652
Title: Controle de sistemas eletro-hidráulicos via linearização por realimentação com compensação inteligente de incertezas
Authors: Azevedo, George Oliveira de Araújo
Keywords: Controle inteligente;Linearização por realimentação;Lógica fuzzy;Sistemas eletro-hidráulicos;Zona-morta
Issue Date: 25-Nov-2016
Citation: AZEVEDO, George Oliveira de Araújo. Controle de sistemas eletro-hidráulicos via linearização por realimentação com compensação inteligente de incertezas. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecatrônica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Com o surgimento de técnicas de controle que utilizam estratégias não lineares combinadas com algoritmos da inteligência artificial, tem sido possível em diversas área da engenharia o controle eficaz de sistemas não lineares, mesmo na presença de elevado grau de incertezas. A lógica difusa (fuzzy) se destaca dentre as técnicas de inteligência artificial tanto pela facilidade de sua implementação quanto pela semelhança entre o seu processo de inferência e o raciocínio humano. Outra vantagem reside no fato da lógica difusa não necessitar de conhecimento prévio do modelo do sistema, quando aplicada ao controle de sistemas dinâmicos. No que tange às estratégias de controle não linear, a principal limitação da técnica de linearização por realimentação, por exemplo, está na necessidade do conhecimento do modelo do sistema. Os sistemas eletro-hidráulicos, por sua vez, possuem modelo não linear de difícil controle pelas técnicas tradicionais e são utilizados em diversas áreas da engenharia, como por exemplo nos setores industrial e aeroespacial. Desta forma, mostra-se extremamente importante que seu controle seja realizado de maneira eficiente, tanto por questões de economia quanto de segurança. Partindo das dificuldades apresentadas ao tentar controlar esse tipo de sistema, são apresentadas propostas de utilização da técnica de controle de linearização por realimentação em conjunto com a lógica difusa para compensar a não linearidade de zona morta e demais incertezas inerentes a este tipo de sistema. Para avaliar o desempenho das estratégias de controle propostas são realizadas simulações numéricas utilizando um modelo não linear simplificado desse sistema e também são desenvolvidos testes experimentais em um atuador eletro-hidráulico de bancada.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22652
Appears in Collections:PPGEMECA - Mestrado em Engenharia Mecatrônica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeorgeOliveiraDeAraujoAzevedo_DISSERT.pdf13.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.