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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22873
Título: | La ciudad y los perros: o adestramento do sujeito na instituição militar |
Autor(es): | Lopes, Bruna Rafaelle de Jesus |
Orientador: | Fajardo, Gerardo Andres Godoy |
Palavras-chave: | La ciudad y los Perros;Vargas Llosa;Instituição militar;Estruturas de Poder |
Data do documento: | 29-Fev-2016 |
Referência: | LOPES, Bruna Rafaelle de Jesus. La ciudad y los perros: o adestramento do sujeito na instituição militar. 2016. 211f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | RESUMO Este estudo tem por corpus a obra literária La ciudad y los Perros, publicada em 1963, do autor peruano Mario Vargas Llosa. A narrativa traz o cotidiano dos cadetes do Colégio Militar Leoncio Prado, colégio que não existe somente na ficção, mas é referência em Lima, Peru, instituição da qual Vargas Llosa foi aluno. O foco da análise consiste em como a literatura aborda a formação do sujeito nas instituições militares, levando em consideração as relações de poder que conduzem o funcionamento do colégio, visto que há dois códigos norteadores, o dos alunos e o da própria instituição, ambos machistas. Para tanto, pautamos nossa pesquisa nos postulados de Foucault, já que o teórico se debruça sobre o poder, a disciplina e os corpos dóceis, conceitos de extrema importância para este estudo. Bakhtin também fomenta nosso trabalho no que se refere à construção das personagens, assim como na análise sobre a polifonia - conceito desenvolvido pelo teórico russo e que auxiliam na interpretação da obra de Llosa. Outro teórico que embasa esta pesquisa é Antonio Candido. A dissertação fundamenta-se no que ele define como crítica integrativa ou dialética, em que os elementos sociais estão inseridos na obra como um elemento estético intrínseco a ela. Sendo assim, o estudo aqui desenvolvido traz uma análise a partir da abordagem da crítica literária sócio-histórica. |
Abstract: | RESUMO Este estudo tem por corpus a obra literária La ciudad y los Perros, publicada em 1963, do autor peruano Mario Vargas Llosa. A narrativa traz o cotidiano dos cadetes do Colégio Militar Leoncio Prado, colégio que não existe somente na ficção, mas é referência em Lima, Peru, instituição da qual Vargas Llosa foi aluno. O foco da análise consiste em como a literatura aborda a formação do sujeito nas instituições militares, levando em consideração as relações de poder que conduzem o funcionamento do colégio, visto que há dois códigos norteadores, o dos alunos e o da própria instituição, ambos machistas. Para tanto, pautamos nossa pesquisa nos postulados de Foucault, já que o teórico se debruça sobre o poder, a disciplina e os corpos dóceis, conceitos de extrema importância para este estudo. Bakhtin também fomenta nosso trabalho no que se refere à construção das personagens, assim como na análise sobre a polifonia - conceito desenvolvido pelo teórico russo e que auxiliam na interpretação da obra de Llosa. Outro teórico que embasa esta pesquisa é Antonio Candido. A dissertação fundamenta-se no que ele define como crítica integrativa ou dialética, em que os elementos sociais estão inseridos na obra como um elemento estético intrínseco a ela. Sendo assim, o estudo aqui desenvolvido traz uma análise a partir da abordagem da crítica literária sócio-histórica. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22873 |
Aparece nas coleções: | PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem |
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