Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22949
Title: Equação preditora de idade óssea na iniciação esportiva através de variáveis antropométricas
Authors: Cabral, Breno Guilherme de Araújo T.
Cabral, Suzet de Araújo Tinôco
Vital, Roberto
Lima, Kenio Costa de
Alcantara, Tabata
Reis, Victor Machado
Dantas, Paulo Moreira Silva
Keywords: Maturação;Morfologia;Voleibol
Issue Date: 2013
Citation: CABRAL, Breno Guilherme de Araújo T. et al. Equação preditora de idade óssea na iniciação esportiva através de variáveis antropométricas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 19, n. 2, p. 99-103, 2013.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: Atualmente o desempenho esportivo tem se desenvolvido de forma rápida e concreta, exigindo, dessa forma, uma eficiente evolução das diferentes áreas das ciências do esporte, oferecendo o suporte cientifico necessário à continuidade desse fenômeno. OBJETIVO: O estudo em questão teve como objetivo desenvolver uma equação matemática preditora de idade óssea de jovens atletas, com base em variáveis antropométricas. MÉTODOS: Para se alcançar o resultado final foram medidas dobras cutâneas, perímetros corporais e diâmetros ósseos, idade cronológica e idade óssea. O tratamento estatístico utilizou a correlação entre as variáveis, a regressão linear múltipla com modelagem backward. RESULTADO: Se obteve como resultado final um modelo de equação que explica 75,4% da variação da idade óssea com r = 0,868 e R2 = 0,754, utilizando idade cronológica, estatura, dobra tricipital, perímetro corrigido de braço e diâmetros de fêmur e úmero. CONCLUSÃO: Concluiu-se a partir dos resultados, que esse tipo de modelo revela valores aproximados aos observados através da radiografia de mão e punho, tornando-se importante na observação do estágio maturacional através de testes de fácil aplicabilidade por profissionais da área esportiva.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22949
Appears in Collections:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EquacaoPreditoraIdade_Cabral_2013.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200005164,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.