Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22965
Title: A utilização de serviços odontológicos entre crianças e fatores associados em Sobral, Ceará, Brasil
Authors: Noro, Luiz Roberto Augusto
Roncalli, Angelo Giuseppe
Mendes Júnior, Francisco Ivan Rodrigues
Lima, Kenio Costa de
Keywords: Acesso aos serviços de saúde;Assistência odontológica para crianças;Saúde bucal
Issue Date: 2008
Citation: NORO, L. R. A. et al. A utilização de serviços odontológicos entre crianças e fatores associados em Sobral, Ceará, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 7, p. 1509-1516, 2008.
Portuguese Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar a utilização de serviços odontológicos pela população infantil no Município de Sobral, Ceará, Brasil, relacionando-a com fatores sócio-econômicos e consumo de serviços. Foi realizado estudo transversal analítico no qual foram entrevistados 3.425 responsáveis pelas crianças para avaliar a relação entre as variáveis independentes e a utilização de serviços odontológicos. Realizou-se teste de associação pelo qui-quadrado, assim como se estimou a razão de chances e seu respectivo intervalo de confiança, utilizando-se a análise de regressão logística múltipla. Observou-se que 50,9% das crianças tiveram acesso a serviço dentário pelo menos uma vez na vida. Desse total, 65,3% o realizaram no decorrer do último ano pesquisado, sendo que 85,4% na rede pública. Pode-se observar a importância do Sistema Único de Saúde na resposta ao acesso aos serviços odontológicos, considerando ser a grande maioria dos atendimentos realizada neste segmento. Observou-se, ainda, que os fatores que mais afetaram a utilização do serviço odontológico foram os vinculados à condição sócio-econômica, destacando-se o fato de ter plano de saúde, posse de escova dentária, coleta de lixo, escolaridade da mãe, tratamento do esgoto e desnutrição.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22965
Appears in Collections:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizacaoServicosOdontologicos_Noro_2008.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X200800070000589,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.